Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A 1ª Decisão para o Bonsuça.


Quinta-feira, 06 de outubro de 2011. Dia de jogão na Teixeira de Castro. Decisão para o Bonsuça. Será o jogo que iniciará definitivamente a caminhada para a classificação para a 2ª Fase da Copa Rio.

Fé no Bonsuça!

O Invicto é Vice-Líder.


Resende e Bonsucesso promoveram mais uma homenagem ao técnico da Seleção Brasileira de Futebol. No Estádio do Trabalhador ficou tudo "mano a mano". Na 3ª rodada que começa no domingo e termina na segunda-feira o Bonsuça folga.





Com essa folga, os "Leões da Leopoldina" estarão em preparação para a 1ª decisão do grupo A para o Bonsucesso: Bonsucesso e Volta Redonda.
Esse jogo será na Teixeira de Castro no dia 6 de outubro. Enquanto não chega o dia, resta secar  os adversários na próxima rodada. Ah, se tudo terminar "mano a mano", será ótimo!!! 

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Bonsucesso Contrata Asprilla.


                                                       Foto: http://www.webradiojovemolaria.com/


A Rádio Jovem Olaria noticiou a nova contratação do Bonsucesso, o zagueiro Asprilla. O ex-atleta do Botafogo/RJ, de 30 anos,  foi contratado para o elenco que disputa a Copa Rio. O atual gerente de futebol do Bonsuça, Fabinho, revelou a contratação para a web rádio. Segundo Fabinho, o atleta se apresenta na sexta.



O empate seria melhor, mas...



                   




0  x  2  


O Boavista venceu. O verdão de Saquarema pulou para seis pontos e continua na lanterna. A vitória do Boa Vista deu uma refrescada no Bonsuça. A vitória do São João da Barra prejudicaria a caminhada do Bonsucesso obrigando-o a vencer o Resende. Então, logo mais, basta os "Leões da Leopoldina" empatarem que retornaremos a vice-liderança isolada.

                           

Fé no Bonsuça!
Estádio do Trabalhador, Resende, às 15 h.
Resende x Bonsucesso
Transmissão pela WebRádioJovemOlaria






quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ZECA SIMÕES 2011!!!!

Zeca Simões é o Presidente "Pé Quente". Colocou o Bonsuça na divisão de elite em 1993 e repete o feito este ano.

Hoje tem jogo pelo grupo do Bonsuça.

                        
 Alô torcida do Bonsucesso! Hoje às 18 horas tem o início da 2ª rodada do 2º turno da 1ª fase do Grupo A da Copa Rio. São João da Barra recebe a visita do Boa Vista. Esse jogo tem que ser empate!!! Corações unidos para secar esta partida!!! O Bonsuça joga amanhã em Resende.

                                                                                                   

A Voz do Torcedor Rubro-Anil.

André Veras


Olá Amigos!

Mais um empate com aquele gosto amargo de derrota. Um jogo no qual poderíamos nos consolidar na segunda colocação e tirar um pouco a pressão do jogo da próxima quinta-feira contra o líder Resende. Tivemos um início até animador com a equipe se comportando como mandante e atacando o São João da Barra até marcar o primeiro gol. Depois, deu continuidade e poderíamos até decidir o jogo na primeira etapa. Quando se trocou de lado na etapa final, a equipe caiu drasticamente de rendimento o que proporcionou o empate do adversário, que soube se armar taticamente muito bem no segundo tempo.
Gostaria de ressaltar que as novas contratações precisam entrar no ritmo do Bonsuça, ou seja, entender o que significa vestir a camisa rubro anil. Como o futebol é coletivo, não me cabe ficar dando nomes, mas apenas mencionar que os novos contratados tem que pegar o ritmo e a vontade dos nossos guerreiros que conseguiram o acesso. É claro que sempre podemos perder jogadores importantes durante o ano, mas aqueles que vierem a substituí-los devem pelo menos demonstrar vontade de acertar. Precisamos voltar a ter aquele pegada que nos fez ser o Campeão da Série B deste ano. Com certeza o nosso comandante Manoel Neto vai acertar a equipe para buscarmos a classificação na primeira fase e depois partirmos para a segunda fase com o objetivo de alcançarmos o patamar maior que é o título da Copa Rio. Mas precisamos lembrar que a Copa Rio também é um laboratório para o Bonsuça montar a equipe para 2012. Lembrando que o mais importante nós conseguimos que foi o acesso a primeirona. Mas nunca é demais beliscarmos mais um título.
Avante Bonsucesso!

Um abraço a todos!

André Veras é colunista do blog Fanáticos Pelo Cesso às terças.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Bonsucesso Classificado!!!

Assim seria o título da matéria, aqui no blog, caso a última rodada fosse no sábado próximo passado. O Bonsucesso estaria classificado como o melhor terceiro colocado por índice técnico (1,80, contra 1,25 de América e Bangu e 0,25 do Olaria). De acordo com o regulamento da Copa Rio 2011, além dos dois primeiros de cada grupo, classificam-se os dois melhores terceiros entre os grupos por índice técnico. É galera, temos que aproveitar todas as chances possíveis do regulamento para avançar para a outra fase. Por isso, não devemos perder na próxima quinta-feira para o Resende no Estádio do Trabalhador. O rubro-anil jogará na quinta sabendo do resultado entre São João da Barra e Boa Vista, que jogarão na quarta-feria às 18 horas. Portanto, dependendo do resultado de quarta, o Bonsuça poderá jogar por um empate e voltar à vice-liderança do Grupo A.

Pensamento Positivo e Fé no Bonsuça!!!

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Operação Presidente Zeca Simões 2011.

Palavras do Fundador


EU APOIO ZECA SIMÕES 2011.

Sábado próximo passado, no jogo contra o São João da Barra, as boas e más línguas me contaram que o ex-presidente do Bonsucesso Roberto Martins estava no clube. Essas mesmas línguas também contaram que a sua presença representava pedidos de votos para uma possível chapa que venha apoiar para as eleições no final do ano no clube. Como ainda não há chapas inscritas para tal, vou ignorar o nome do preferido do ex-presidente.

Com todo o merecido respeito que tenho pelo ex-presidente, acho na maior sinceridade uma burrice histórica de sua parte apoiar alguém contra Zeca Simões. Qual será a proposta desse grupo de oposição para vencer o atual presidente? Porque melhor agora ninguém vai fazer. O Zeca já fez, colocando novamente o Bonsucesso na primeira divisão do futebol carioca.

Em 1993 o Zeca Simões foi o responsável pela subida do Bonsucesso e repete o feito este ano. A nossa obrigação, como torcedores, é reeleger Zeca Simões e dar a oportunidade que ele merece para administrar nosso clube em 2012 no maior cenário do futebol carioca. E por favor, não exerçam o direito de errar! E não comparem a administração do Zeca com a campanha na Copa Rio. Seja qual for o resultado nesta Copa Rio, será lucro pelo que já fez o Zeca no estadual da série B.

O amigo leitor e torcedor do Bonsucesso já estará visualizando no blog o meu apoio a Zeca Simões para as próximas eleições. Peço também o seu apoio e também a sua conscientização no momento eleitoral do clube. Quando pedirem seu voto, seu apoio, perguntem a eles o que fizeram pelo nosso clube. Com certeza não possuem no currículo a colocação do Bonsucesso na primeira divisão do futebol carioca. Por favor sócios do Bonsuça, não embarquem no "bonde da burrice histórica".

Abração a todos. 

Bonsuça no globo.com

Amigos torcedores do Bonsucesso. Acessem
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/09/efeito-tulio-patrocinio-esperanca-midia-nova-rotina-do-bonsucesso.html e leiam a reportagem sobre o grande campeão de 2011. A matéria conta com a participação do Presidente do Bonsucesso Zeca Simões, do Benemérito Fernando Meirelles Filho e do jogador Sassá.
Boa Leitura!

Fernando Meirelles Filho está na matéria do globo.com

domingo, 25 de setembro de 2011

E o Bonsucesso não vence o São João da Barra.

Formação inicial contra o São João da Barra.
Foto: Fábio Menezes.

O 4º jogo da pequena história de confrontos entre Bonsucesso e São João da Barra não teve vencedor, mas o lucro foi para o São João da Barra que arrancou um empate na Teixeira de Castro na 1ª rodada do 2º turno. O Bonsucesso mais uma vez não venceu o clube do norte fluminense de nosso estado e como consequência perdeu a oportunidade de se isolar na vice-liderança. E o resultado de tudo, fica em terceiro no grupo A devido a vitória do Volta Redonda sobre o Boa Vista por 1 a 0 no Raulino de Oliveira. Na tarde deste sábado as nuvens carregadas de um mau tempo foram cenário de um péssimo jogo na Teixeira. O primeiro tempo não acompanhei pois cheguei no intervalo. Mas o segundo tempo nosso rubro-anil jogou muito mal, sem levar perigo ao goleiro do São João da Barra. O Bonsucesso presta mais uma vez uma homenagem ao técnico da Seleção Brasileira de Futebol, deixando o placar "mano a mano". Um destaque na partida foi o Sassá. O nosso valente meio-campista foi parar no gol. Jaime foi expulso, segundo a arbitragem, por entrada desleal nos minutos finais da partida. Túlio Maravilha não jogou por apresentar dores na coxa.

Ficha Técnica: Bonsucesso 1 x 1 São João da Barra.
Data: 24/09/2011.
Local: Teixeira de Castro
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares, auxiliado por Daniel Bandeira Espirito Santo e Marcos Sivolella
Gols: Joselito (27' do 1º tempo) e Catitu (07' do 2º tempo).

Bonsucesso: Jaime; Douglas, PC, Jordan e Ratinho (Dieguinho); Cléber (Marcelo), Sassa, Felipe e Leandrinho (Djavan); Joselito e Jefferson. Técnico: Manoel Neto

São João da Barra: Anderson; Caio, Ronzei, Sassa e Rafael Nunes; Johnny, Kaique (Rodriguinho), Thiaguinho e Rondinelli; Carlos André e Catitu. Técnico: Cézar Martins.

sábado, 24 de setembro de 2011

Tá na Hora de Ganhar do São João da Barra!

            X         

Hoje tem jogo na Teixeira. Bonsucesso estará recebendo o São João da Barra. A partida é válida para a 1ª rodada do 2º turno. Em três confrontos na história dos clubes o São João da Barra tem uma vitória. Aconteceram dois empates. Todos os três jogos foram realizados este ano, sendo dois pelo Estadual e um pela Copa Rio. Portanto os "Leões da Leopoldina" deverão presentear a grande torcida rubro-anil, que prestigiará a partida, com uma boa vitória e assegurando a vice-liderança do Grupo A.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Túlio Chega aos 973 Gols. Bonsucesso Vence e Assume a Vice-liderança Isolada.

Uma Tarde Feliz na Teixeira de Castro.

A 5ª rodada do 1º turno foi muito boa para o Bonsucesso. No reencontro com a sua torcida na Teixeira de Castro, o rubro-anil venceu sua primeira partida na Copa Rio. O Bonsucesso estréia no 2º turno em casa, no próximo sábado às 15h, contra o São João da Barra e só dependerá dele para se manter na vice-liderança. O Bonsuça consegue a segunda colocação do grupo devido a derrota do Volta Redonda para o Resende por 3 a 1, no Raulino de Oliveira. Se o Bonsuça consegue a segunda colocação, Túlio consegue chegar aos 973 gols. E como a marca de Túlio é ser "atacante show", chama a mídia para ele. No jogo contra o Volta Redonda marca de bicicleta, na Teixeira marcou incrivelmente aos 45 segundos de jogo do 1º tempo. E vamos torcer para que Túlio esteja em perfeitas condições físicas para deixar mais uma marca no jogo de sábado.

Túlio marca aos 45 segundos do 1º tempo. É o 1º do Bonsuça no jogo. É o 973º da carreira do atacante. Foto: Carlos Junior/FutRio.


Ficha Técnica: Bonsucesso 3 x 1 Boa Vista
Local: Teixeira de Castro.
Árbitro: Sidney Roberto de Moraes Salvino. Auxiliares: Alexandre Eller e Flávio Manoel da Silva.
Gols: Túlio 45'' 1º T, Joselito 28' 2º T, Jefferson 47' 2º T e Hudson 48' 2º T.

Bonsucesso: Jaime; Douglas Maia (Marcelinho), PC, Jordan e Ratinho; Cléber, Alex Sassá, Felipe Canavan e Leandrinho (Joselito); Jefferson e Túlio Maravilha (Otaviano). Técnico: Manoel Neto.

Boa Vista: Erivélton; Ênio, Fabio Braz, Marcelo Cardoso e Renan (Marcelo Cabral); Tássio, Hadson (Romarinho), Gabriel e Eudes; Moscoso e Éder (Hudson). Técnico: Júlio Marinho.

Fonte: FutRio.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PACOTÃO RUBRO-ANIL: Jogo na Teixeira, Vídeo do Gol de Bicicleta do Túlio e André Veras.

HOJE TEM JOGO NA TEIXEIRA DE CASTRO!

O reencontro do time rubro-anil com sua torcida será hoje às 15:00, além de oficialmente Túlio estreiar uma competição oficial vestindo a camisa do Bonsucesso em nosso estádio. Torcedores, simpatizantes e moradores de Bonsucesso estão convocados para apoiar a primeira vitória do Bonsuça na Copa Rio. O jogo será contra o Boa Vista que está com o mesmo número de pontos do Bonsuça, mas leva a vantagem de obter uma vitória. A última rodada do 1º turno da 1ª fase do Grupo A poderá render ao Bonsucesso a vice-liderança. O São João da Barra estará folgando e Volta Redonda e Resende se enfrentam no Raulino de Oliveira. Um tropeço do Voltaço deixa o Bonsuça numa boa.

O melhor de tudo será mesmo a vitória. A torcida está "doida" para comemorar e a vitória de hoje embala o time para sábado, onde estaremos jogando novamente na Teixeira contra o São João da Barra. Serão seis pontos que o Bonsuça pode conquistar em 4 dias.

O jogo de hoje será o 7º na história de confrontos envolvendo o Bonsuça e Boa Vista, desde a época em que se chamava Barreira. Foram 4 vitórias do Barreira/Boa Vista, dois empates e uma vitória do Bonsuça. Vitória esta conquistada em 1993 do time comandado por Coutinho. Tá na hora de diminuir esta vantagem dos verdinhos! E será hoje!!!

PARA ESQUENTAR A GALERA, VÍDEO DO GOL DE BICICLETA DO TÚLIO CONTRA O VOLTAÇO. 



E O INCENTIVO DE ANDRÉ VERAS!

Olá Amigos!
Mais um empate na Copa Rio. Com apenas três pontos em três jogos e amargando a última colocação no grupo, isso obriga o Bonsuça a ter que contabilizar os próximos seis pontos nos dois jogos seguidos que realizaremos em nossos domínios, na próxima quarta e no próximo sábado, contra  Boavista e São João da Barra respectivamente. Não podemos agora culpar entrosamento, visto que, a equipe está realizando amistosos, em condicionamento físico, pois está havendo um espaço significativo entre os jogos, e muito menos no vento, o que foi dito pela maioria quando enfrentamos a boa equipe do Resende no campo da Portuguesa Carioca. Precisamos nos impor nesses dois jogos, pois nos três jogos que foram realizados, não observei nada demais nos nossos adversários. Em minha opinião temos equipe para conseguirmos a classificação e também consequentemente chegaremos a final. Sendo assim, a torcida tem que abraçar a equipe e fazer como sempre no Leônidas da Silva (Teixeirão), um verdadeiro caldeirão. Não vamos ser contagiados pelo pessimismo, isto porque, se vocês não se lembram, na segunda fase da Série B deste ano, começamos com três empates e depois o resto vocês sabem do final feliz. Meus queridos Fanáticos, precisamos de todos nos dois jogos, seja na quarta ou no sábado.
Gostaria de abrir um espaço para comunicar a todos mais um veículo que acredito que seja uma continuidade do BLOG dos Fanáticos pelo Cesso, trata-se do blog A Folha Rubro- Anil, onde tem como fundador o meu amigo e irmão George Joaquim. É um resgate da torcida Força Rubro- Anil e também contém reportagens e noticiários sobre o nosso Bonsuça. Com certeza não se trata de um concorrente e sim de mais um veículo de comunicação e pesquisa apenas direcionado para o nosso Bonsucesso. O BLOG dos Fanáticos já é um sucesso, recorde de acessos e cresce cada vez mais, e não tenham dúvidas que A Folha Rubro Anil seguirá esse caminho, pois todos nós deixamos as vaidades de lado por amor ao Bonsuça. Gostaria de demonstrar toda a minha felicidade por saber que os nossos sucessores vão ter onde pesquisar a história desse lindo clube da Leopoldina, com esses trabalhos brilhantes que são feitos no Blog dos Fanáticos e agora com A Folha Rubro- Anil. Gostaria de sugerir que todos pudessem comentar a idéia de fazermos um churrasco no final do ano para comemorarmos e também agradecermos a vocês Fanáticos que acessam o Blog, pois vocês são os principais responsáveis pelo sucesso desse trabalho que é feito com muito carinho e amor.
E a você Torcedor Rubro Anil palmas eu peço!!!!!
Muito obrigado a todos!!!!!
Vemo-nos na Quarta!
Avante Bonsucesso!
Um abraço a todos!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Feliz Aniversário André Veras!

Foto histórica de 23 de julho de 2011. Local: gramado da Teixeira de Castro. Evento: Festa no campo logo após a partida entre Bonsucesso 2 x 1 Estácio (Jogo da Subida).  Da esquerda para a direita: irmão do César, Robinho, Manoel Neto, George Joaquim,César, André Veras (aniversariante de hoje) e Anderson Santos.

"Meu amigo de fé, meu irmão camarada. Amigos de tantos caminhos e de tantas arquibancadas..."

Parodiando a música de Roberto Carlos, é a minha homenagem ao aniversariante de hoje, 20/09/11, André Veras, colunista do Blog Fanáticos Pelo Cesso. Esse grande rubro-anil, de sangue e coração, de primeiríssima linha, recebe merecidamente parabéns pelo dia de hoje. O grande presente que recebeu esse ano foi o título e o acesso à primeira divisão de nosso Bonsucesso. O André foi o maior dos fanáticos de 2011. Acho que viu todos os jogos. Foram 44 rodadas de emoção passadas nas arquibancadas e transmitidas pelas suas matérias em sua coluna e nos comentários no Blog dos Fanáticos. Grande companheiro de arquibancada, desejo sempre que a felicidade esteja ao seu lado, a sorte compareça sempre e que a saúde nunca lhe falte. Ano que vem temos uma jornada de primeira e a sua presença é fundamental. Abração do George e de Dª. Marlene.

E o que ocorreu no dia 20 de setembro de...

1931
Flamengo 1 x 3 Bonsucesso
Local: Rua Paysandu
Árbitro: Waldemar Alves
Gols: Leônidas(2), Rolinha e Gradim
Flamengo: Ismael, Segreto e Mário Lopes;Penha, Almeida e Vicentino; Luciano, Adelino, Rolinha, Marcondes e Cássio.
Bonsucesso*: Medonho, Cozinheiro e Heitor; Cláudio, Otto e Nico(Lolô); Catita, Francisco, Gradim, Leônidas e Miro.
1978
Fluminense 1 x 1 Bonsucesso
Local: Maracanã
Árbitro: José Aldo Pereira
Gols: Paulino 27' do 1º tempo e Wilson 40' do 2º tempo
Fluminense: Renato, Rubem Galaxe, Miranda, Edinho, Carlinhos, Pintinho, Marinho, Fumanchu, Cléber(Doval), (Gilson), Nunes e Zezé.
Bonsucesso: Pedrinho(Gil), Miguel, Mário, Paúra, Alcir, Wilson, Paulinho, Naldo, Jorginho, Augusto e Ricardo(Ronaldo).

Fonte Fichas Técnicas: Blog do Marcão.
* Provável time. Fonte não informou a escalação.

domingo, 18 de setembro de 2011

Palavras do Fundador

100 Anos de Paixão Pelo Rubro-Anil

Ontém o Bonsucesso fez um grande feito em não perder no Raulino de Oliveira. Além de se manter vivo na competição com chances concretas de passar para a outra fase, a equipe da Teixeira de Castro não manchou com derrota um dia tão especial para minha família. No dia de ontém se meu avô estivesse vivo estaria assoprando 100 velas. Rubro-Anil de primeira categoria deve ter ajudado o seu time de alguma forma, pois no ano de seu centenário, o Bonsucesso é campeão da série B e retorna à primeira divisão.

E o dia foi tão especial que Túlio marcou seu primeiro gol na Copa Rio de "bicicleta", parecendo estar presenteando o meu avô com um lindo lance.

A minha homenagem ao meu avô centenário foi publicada na sexta-feira na coluna "Resgatando a História" do Blog Fanáticos Pelo Cesso e reproduzo hoje na Folha Rubro-Anil. Boa leitura.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.--.--.-.-.-.-.-.-.--.-.-.---.--.-



No dia 17 de setembro de 1911, nascia mais um menino em Bonsucesso. Esse mesmo menino cresceria nas ruas do subúrbio carioca exibindo em seu peito o escudo que amaria eternamente. Esse menino foi o meu avô materno, Benjamim Joaquim Ferreira, que ao ver o time rubro-anil desfilando seu talento nos campos suburbanos, orgulhou-se em escolher o Bonsucesso Futebol Clube como seu clube de coração. Amanhã, se vivo fosse, meu avô estaria completando 100 anos. Os domingos eram uma festa para o coração rubro-anil de meu avô. Deixava minha avó doida com sua pressão para o almoço sair mais cedo e ele partir feliz, levando minha mãe toda arrumadinha, para passar o resto do domingo ao lado de seus amigos de arquibancada e curtir os jogos do juvenil, 2º e 3º quadros, aspirante e o time principal.  Ajudou seu clube de coração de acordo com as suas possibilidades, doando aterros e materiais de construção em seu caminhão para o novo estádio da Av. Teixeira de Castro. E que orgulho ele tinha ao comentar seus feitos para ajudar o Bonsucesso. Guardou uma jóia rara por toda a vida: um cinzeiro de porcelana de  1957 com o escudo do clube dado pelo meu pai.

 
 Em 1961, aos 50 anos, foi vítima de um violento derrame cerebral (hoje chamado de AVC), impedindo a freqüência assídua por muito tempo. Mas não deixou de ouvir o seu clube nas transmissões esportivas pelo rádio. Gostava do locutor Orlando Batista em razão deste, segundo ele, gostar do Bonsucesso.





Capa da carteira exposta acima.




Sua vida terrena teve fim no ano do segundo rebaixamento do Bonsucesso, em 1985. E por uma coincidência do destino seu clube volta à primeira divisão no centenário de seu nascimento.
De onde estiver e se ainda responde por Benjamim, espero que receba os mais sinceros votos de um Feliz Aniversário saudoso de sua filha, Dª Marlene e de seu neto, George Joaquim.




Capa da Carteira dos anos 30. Bonsucesso com
"M" e dois "c".


Abração a todos.

De "bicicleta" Túlio chega aos 972 gols.

E o Bonsucesso não Vence o Volta Redonda.

O Bonsucesso continua homenageando o Técnico da Seleção Brasileira de Futebol Mano Menezes. Pela 4ª rodada da 1ª fase do grupo A, o Bonsucesso ficou mano a mano com o Volta Redonda: 1 a 1. Esse foi o terceiro jogo do Bonsuça e o terceiro empate. O jogo prometia uma certa facilidade para o Rubro-Anil. O time da Cidade do Aço estava com o elenco reserva e Túlio marca seu primeiro gol na Copa Rio no início do 1º tempo aos 15 minutos. O Bonsucesso parecia que no final do jogo comemoraria a vice-liderança isolada do grupo A, mas aos 29 minutos do 2º tempo Luan empata a partida e mantém o Voltaço vice-líder do grupo. Quarta-feira, dia 21/09, o Bonsucesso poderá terminar o 1º turno na segunda colocação. Para isso deverá ganhar do Boa Vista na Teixeira de Castro e torcer para o Volta Redonda não vencer o Resende. Trabalho para os anjos de N.Sra. de Bonsucesso!
Fonte: Ferj

Túlio marca seu primeiro gol com a camisa do Bonsuça em competição oficial.
Foto: Ferj.


Ficha Técnica*: Volta Redonda 1 x 1 Bonsucesso
Data: 17/09/11
Local: Estádio Raulino de Oliveira (Estádio da Cidadania)
Árbitro: Diego da Silva Lourenço, sendo auxiliado por Ralph Coutinho Carneiro e Ricardo Nogueira da Silva.
Gols: Túlio (15' do 1º tempo) e Luan (29' do 2º tempo).

Volta Redonda: Thiago Cunha, Renan, Luan, Cafter e Vinicius Meira (Rodriguinho); Léo Gonçalves, Donovan, Bombom (Fernando Camargo) e Nandinho; Cadu (Thiago Amaral) e Jhonnattann. Técnico: Dário Lourenço.

Bonsucesso: Jaime, Douglas, PC, Jordan e Ratinho; Cléber, Alex Sassá, Thiago Ramos (Otaviano) e Leandrinho (Felipe); Jefferson e Túlio (João Rodrigo). Técnico: Manoel Neto.

*Fonte: Fanáticos Pelo Cesso

sábado, 17 de setembro de 2011

O Zé Gotinha Chegou!


FALA PESSOAL!!!
A PARTIR DE AGORA, VOU TER UMA COLUNA SEMANAL AQUI NA FOLHA RUBRO ANIL, TODA SEXTA FEIRA. VOU COMENTAR OS JOGOS DO BONSUCESSO, MOSTRAR ERROS QUE O TIME COMETEU E ETC.
NESSA QUARTA FEIRA ESTIVE NA TEIXEIRA DE CASTRO PARA ASSISTIR O AMISTOSO CONTRA O CERES. GOSTEI DOS PRIMEIROS 30 MINUTOS DE JOGO. O BONSUCESSO CRIANDO BEM AS JOGADAS, MAS O TULIO E O JEFERSON NÃO ESTAVAM COM A MIRA PRA LÁ DE PERFEITA. A PARTIR DAÍ O BONSUCESSO COMEÇOU A TIRAR O FREIO, CRIOU ATÉ JOGADAS, MAS NÃO ESTAVAM DANDO CERTO E COMO DIZ NO FUTEBOL, “QUEM NÃO FAZ LEVA”, TOMAMOS UM GOL BÔBO.
QUERIA FALAR PARA O TIME PENSAR NO BONSUCESSO E NÃO NO TULIO. O TULIO TEM QUE HONRAR A CAMISA QUE ELE ESTÁ JOGANDO, PENSAR EM JOGAR BEM E CONQUISTAR ESSE TITULO, QUE É A COPA RIO. O MILESIMO GOL É UM PROBLEMA PESSOAL DELE. QUERIA FALAR PARA ELE PARAR DE FALAR SÓ DO BOTAFOGO, QUE ELE FICA FALANDO DIRETO NAS ENTREVISTAS CONCEDIDAS EM TV, RADIO, JORNAL E ETC. ELE ESTÁ JOGANDO NO BONSUCESSO E NÃO NO BOTAFOGO.
PARA TERMINAR, QUERIA DAR PARABÉNS A DIRETORIA DO BONSUÇA QUE VEM TRABALHANDO CONSTANTEMENTE PARA TRAZER JOGADORES E REFORÇAR O TIME. VALEU PESSOAL E VAI PRA CIMA DELES CESSO!!
NOTA PARA OS JOGADORES:
JAIME – 7,5 – Agarrou bem quando o time precisou,
DOUGLAS MAIA – 5,5 – Jogou mais ou menos,
MARCELINHO – 4,0 – Entrou durante o jogo, mas não mudou muita coisa,
PC – 5,0 – Errou às vezes, mas ajudou a marcação,
JORDAN – 5,5 – Também errou às vezes, mas ajudou na marcação,
RATINHO – 5,0 – Começou bem, mas desapareceu do jogo,
CLÉBER – 5,0 – Jogou bem, mas errou algumas vezes,
OTAVIANO – 6,0 -,
GILBERTO – 4,0 -,
LEANDRINHO - 6,5 – Boa estréia,
RONALD – 4,5,
JEFFERSON – 6,0 – Jogou até bem, mais desperdiçou muitas chances de gol,
ERICK – 4,5,
TÚLIO MARAVILHA – 3,5 – Bateu uma falta perigosa, mas não passou disso, desperdiçou muitas chances,
TÉCNICO MANOEL NETO – 6,5.

De Olho na FERJ.

 A nova contratação do Bonsucesso: Leandrinho.


Leandrinho atuando pelo América. Foto: Ferj.

O ex-jogador do América é o novo trunfo do Bonsucesso para a disputa da Copa Rio. Revelado pelo América nas categorias de base, destacou-se no Torneio Octávio Pinto Guimarães de 2009. Também se destacou na equipe principal, mas por divergências com a diretoria de futebol, deixou o clube.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Agência FERJ



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

De olho nos Adversários

São João da Barra vence o Volta Redonda

O jogo foi o único da 3ª rodada da 1ª fase do Grupo A da Copa Rio desta quarta-feira, 14/09. Enquanto que o Bonsucesso aproveitou sua folga para fazer mais um amistoso (conseguiu perder para o Ceres por 1 a 0 na Teixeira de Castro) para ajudar o Túlio a chegar mil gols, os dois times se enfrentaram buscando objetivos diferentes: O São João conseguir sua primeira vitória e o Volta Redonda a liderança. E o time do norte fluminense alcançou seu objetivo, venceu.

Ficha Técnica: São João da Barra 1 x 0 Volta Redonda
Data: 14/09/2011
Estádio José Viana de Sá (São João da Barra-RJ)
Árbitro: Antonio Frederico Maciel dos Santos
Assistentes: Antonio Lima e André Silva Segundo
São João da Barra: Gláucio; Junior. Ronzei, Sassá e Maxwell; Renato, Kaique (Thiaguinho), Carlos André e Rondineli; Diego (Jairo) e Catitu. Técnico: César Martins
Volta Redonda: Thiago Cunha; Renan, Luan, Luiz Renato e Vinicius Meira; Léo Gonçalves, Donovan,(Artur) Bombom e Nandinho (Thiago Amaral); Fernando Camargo (Rodriguinho) e Kadu. Técnico: Dário Lourenço.
Gols: Catitu 3′/2ºT (1-0).

Fonte: FutRio.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dj Fabinho Pinho na Folha Rubro-Anil

Coluna do Zé Gotinha

A coluna do jovem torcedor do Bonsucesso na Folha Rubro-Anil. Aguardem!


André Veras

Olá Amigos!

Realmente o jogo contra o Resende na última quarta-feira foi muito deficiente tecnicamente. Tudo bem que sempre existem as justificativas, e a que mais foi mencionada foi o vento. Mas realmente independente do vento ou não, foi uma das piores atuações do Bonsuça esse ano. A torcida até que tentou incentivar, mas o percentual de erro foi acima das expectativas. Agora jogaremos no próximo sábado no estádio da Cidadania contra o Volta Redonda. Chegaram alguns reforços para o Bonsuça e no amistoso do último sábado, o destaque foi para o Leandrinho, um meio de campo rápido e bem objetivo que acredita em todas as jogadas. Também destaco o autor do gol contra o Resende, o atacante Jeferson que a cada dia vem adquirindo ritmo de jogo e evoluindo a cada partida. Além é claro do elenco Campeão Carioca de Série B, que aos poucos vem adquirindo as forma técnica e física.
Gostaria de fazer uma observação em relação ao Túlio Maravilha. É muito importante e não tenho dúvida que ele conseguirá o seu objetivo até antes do que imagina, mas sabemos que os companheiros estão solidários a ajudá-lo, mas gostaria apenas de esclarecer que tendo uma oportunidade clara de chutar a gol, deve-se chutar a gol e não tentar passar a bola para o nosso camisa 9. É claro que nos amistosos oficiais, realmente tem que ajudá-lo e sempre procurar passar a bola para que ele faça o gol, mas na Copa Rio estão em jogo os três pontos e a classificação para a próxima fase.
 Não posso esquecer de dizer que o nosso comandante Manoel Neto foi muito importante no jogo contra o Resende, pois as substituições foram fundamentais e oxigenou a equipe que conseguiu o empate na base da raça. Realmente volto a falar que estamos muito bem servidos com essa competente comissão técnica.
Agradeço ao amigo anônimo sobre a correção em relação a palavra contrapartida, no qual apareceu separada na coluna passada. Como sempre digo, essa coluna é feita para vocês Fanáticos e fico feliz por essa preocupação. Agradeço ao amigo e convido a todos para participarem sempre nos comentários.
Também gostaria de parabenizar o nosso Diretor de Marketing, Marcelo Munt, que fechou parceria com a CEMERU, que nos fornecerá a ambulância nos dias de jogos em nosso domínio, o que reduzirá consideravelmente as despesas do nosso Bonsuça, e ainda me disse que as contratações ainda não acabaram. Parabéns Marcelo!
Avante Bonsucesso!
Um abraço a todos!
André Veras é colunista do Fanáticos Pelo Cesso.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

De Olho na FERJ.

Clubes e Ligas Amadoras Divulgam Manifesto de Apoio à FERJ.

Nesta segunda-feira (12/09), durante assembleia geral, na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, os clubes filiados à entidade apresentaram um manifesto de apoio à FERJ no caso das denúncias de supostas fraudes na comissão de arbitragem do Rio.
O manifesto, sugerido pelo presidente da Cabofriense, Valdemir Mendes, foi aprovado por unanimidade pelos clubes e ligas e assinado por ele e pelo vice-presidente de futebol do Friburguense, Carlos Alberto Nideck e pelo representante do Fluminense, Marcelo Penha:
”As acusações podem ser levianas, mas de qualquer forma devem ser apuradas. Apoiamos a decisão da FERJ de pedir a abertura de investigação ao Ministério Público”, afirmou Roberto Dinamite, presidente do Vasco da Gama.
Mencionado nas denúncias, o presidente do América, Vinicius Cordeiro, ressaltou a importância da atitude do presidente Rubens Lopes:
”É um bom sinal de que a gestão da entidade mudou. O América está e sempre estará ao lado da FERJ”, complementou.
Para o presidente da Federação, a reunião foi importante para mostrar a transparência da atual administração:
”Acredito na credibilidade da nossa comissão de arbitragem, que vem se renovando e está inovando no cenário nacional. Vamos colaborar com as informações e desejamos que tudo seja logo concluído”, concluiu Rubens Lopes.
O manifesto está publicado no site da Federação.
Assessoria de Imprensa: Agência FERJ e APPROACH

De olho nos Adversários

Reproduzo matérias da Federação de Futebol de nosso estado que relatam a situação de nossos adversários do Grupo A da Copa Rio.

Resende Goleia o Boavista

O time do Resende até agora invicto na Copa Rio assumiu a liderança de seu grupo com uma vitória maiúscula sobre o Boavista (4 a 0), no último sábado, no estádio do Trabalhador. Com gols de Willian Vitorino e Elton a equipe Alvinegra fechou o primeiro tempo com 2 a 0 no placar. Na segunda etapa, Felipe Linhares estufou a rede por duas vezes, fechando a goleada em 4 a 0.
Na próxima rodada, o time receberá novamente em seu estádio, o São João da Barra, no próximo dia 17. Já o time de Saquarema folgará na rodada.

Assessoria de Imprensa: Agência FERJ
São João da Barra X Volta Redonda

Depois de duas rodadas da Copa Rio 2011, o Esporte Clube São João da Barra continua trabalhando forte para se manter na briga por uma das duas vagas no Grupo A da competição, e avançar para a próxima fase.
Apesar do empate em casa diante do Bonsucesso, e da derrota nos minutos finais contra o Boavista, o técnico Cézar Martins vê os resultados como normais:
“A diretoria manteve a base que vinha jogando junto desde 2010. Contra o Bonsucesso tínhamos tudo para ganhar, mas não soubemos aproveitar e levamos o empate depois de sair na frente. Lá contra o Boavista fomos melhores em grande parte do jogo, porém tomamos o gol no final da partida”, ressaltou o treinador.
O São João da Barra é o lanterna do Grupo A com apenas um ponto conquistado, três pontos a menos que o líder Resende, que tem quatro, seguido de Volta Redonda em segundo com três pontos, e Boavista em terceiro, também com três. O quarto colocado é o Bonsucesso que tem dois pontos.
De acordo com o capitão do time Rondinelli, a vitória é de grande importância para a arrancada do time na competição:
“Sabemos que é uma competição difícil, mas temos totais condições de brigar por uma das vagas no grupo. Esse próximo jogo é de grande importância. Essa é a hora de arrancar”, frisou o camisa 10.
A próxima partida da equipe na Copa Rio, será nesta quarta diante da sua torcida, contra o Volta Redonda.
Assessoria de Imprensa: Agência FERJ

domingo, 11 de setembro de 2011

Túlio Marca Dois e Chega aos 971 gols.

Ontém na Teixeira de Castro foi realizado mais um amistoso oficial envolvendo o Bonsucesso e o Nilópolis, clube da série C do futebol carioca. O Jogo serviu para acertos na equipe de Manoel Neto e serviu também para diminuir a caminhada, ou seja, gols para Túlio chegar aos mil gols. O atacante rubro-anil marcou os dois gols da partida, resultando no placar de 2 x 0 para o Bonsuça. O amistoso ocorreu devido a folga do Bonsucesso na Copa Rio. O próximo jogo pela Copa Rio será contra o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, dia 17/09/11. Ontém pela 3ª rodada, o Resende goleou o Boa Vista, no estádio do Trabalhador, por 4 a 0. A rodada será completada na próxima quarta-feira, dia 14/09/11, no norte fluminense entre São João da Barra e Volta Redonda.


Bonsucesso 2 x 0 Nilópolis
Ficha Técnica: Amistoso.
Local: Estádio Leônidas da Silva, em Bonsucesso.
Data: 10/09/11.
Horário: 10 horas
Árbitro: Marco Aurélio Correia
Assistentes: Rodrigo Teixeira Braga e Ricardo Saldanha
Gols: Túlio (3' do 1º tempo e 20' do 2º tempo)
Bonsucesso: Anderson; Douglas Maia (Radamés), Jordan (Lucas), Admilton e Ratinho(Gilberto); Cleber (Otaviano); Sassá (Joselito), Felipe Canavan e Leandrinho; Tulio Maravilha e Jefferson (Ronald).
Técnico: Manoel Neto.
 
Nilópolis: Renato; Luan, Alexandre, Leonardo e Giovane; Jonas, Rodrigo, Daniel Couto e Felipe; Romilson e Diego Brito.
Técnico: Zedilson da Silva.

sábado, 10 de setembro de 2011

Palavras do Fundador

                                          Ousadia em Confrontar?
George Joaquim
Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube

Estudos e pesquisas podem levar anos para um resultado final e satisfatório. Apesar de tanto empenho o resultado de uma pesquisa pode ser questionado e com certeza é. Uma teoria científica depois de passar por uma infinidade de testes, comparada a conceitos, se transforma em Teoria e posta para análise por uma sociedade científica, que nada mais é do que uma parcela da sociedade que também estará utilizando em seu dia a dia os conhecimentos adquiridos com a nova pesquisa. A sociedade científica questiona as novas pesquisas. E porque não, hoje, também questionar pesquisas do mundo esportivo.

A minha matéria do Blog Fanáticos Pelo Cesso é baseada em confronto de dados. O que durante certo tempo é colocado como verdade sobre a situação do Bonsucesso em 1920, aparece um ousado como eu, com uma nova fonte de informação sobre 1920.

Infelizmente nosso clube não conta, há muito tempo, com um acervo histórico de resultados e situações de campeonatos. Tudo se perdeu com o tempo e através de súmulas e manuscritos, recortes de jornais poderia ser retirada muitas dúvidas. Enfim, "não tem tu vai tu mesmo". Aproveitando o ditado popular vamos organizando a história do Bonsuça com o que temos em mão e tentando responder as dúvidas que surgem no nosso dia a dia. Leiam a matéria da coluna  "Resgatando a História" e tirem suas conclusões. E convido sempre a visitarem o Blog Acervo Rubro-Anil.

Equipe de 1920: vice-campeã da 2ª ou 3ª Divisão?

A foto pode ser da equipe que foi a final com o Metropolitano: Vianna, Alamiro e Eduardo “Picareta”; Congo, Cabral e Altamiro “D. Júlia”; Floriano, Cabalero, Alberico, Martins e Nélson. Final essa divulgada pelos sites de resultados como sendo da terceira divisão.


Quando iniciei pesquisas em sites de resultados para conhecer a história do meu Bonsuça querido, conheci e divulguei a situação de nosso clube em 1920: vice-campeão da terceira divisão. No site de resultados www.rsssfbrasil.com.br tem até a escalação de nossos briosos jogadores, derrotados na final pelo Metropolitano por 4 a 3 e que publiquei na coluna de 23/04/11. Este resultado e título da 3ª divisão conferido ao Metropolitano estão expostos em outros sites e até mesmo no quadro de campeões da Federação.
Mas ao adquirir este ano um lote de revistas “Rubro-Anil”, que reúne edições de 1938 a 1940 e 1948, conheci uma informação diferente e de confronto das pesquisas publicadas. Na Revista Rubro-Anil Nº 4, Ano I, de outubro de 1938, publica-se nas páginas 10, 11 e 12, glórias de nosso clube na saudação de 25 anos de fundação. Rigorosamente está assim publicado: “... em 1920, continuando a sua brilhante carreira de glorias, sob a orientação segura de Ernesto Carneiro, que credenciou como representante do Club, o saudoso jornalista Cesarino Cesar, que ao lado de Caballero, Araujo, Arceu, Vieira, Concieiro, José Jacintho, drs. Jair, Guerra e Teixeira de Castro, coadjuvados por muitos outros abnegados, uma poderosa força na 2ª Divisão, onde conquistou expressivas victorias, alcançando o primeiro posto, conjunctamente com o Metropolitano, para o qual veio perder na decisão, por 4 x 3. Neste anno sagrou-se campeão nos terceiros teams.”
Observem que o mesmo jogo e o mesmo placar é tratado sob duas visões. Pelos pesquisadores como jogo final da terceira divisão. Pela Revista Rubro-Anil como jogo final da segunda divisão. 
Falando por telefone com Raymundo Quadros (freqüentador da Biblioteca Nacional), um dos pesquisadores sobre 1920, elegantemente se posicionou como provável erro do autor da revista, mas também citou algumas passagens de erros cometidos por jornalistas em seus veículos de comunicação.
Voltando ao texto da revista de 1938, não há citação de promoção à outra divisão e segue a idéia de permanência na segunda divisão: “Em 1921, depois de uma celebre contenda de direito, com o São Paulo e Rio, contenda essa que agitou todos os poderes do sport carioca, tornou-se o valoroso grupo de pelejadores, o campeão.” O título de 21 foi matéria na coluna de 29/04/11.
Pesquisei mais sobre os anos finais da década de 10 e anos iniciais da década de 20 nos sites. O futebol carioca estava sob administração da LMDT (Liga Metropolitana de Desportos Terrestres) e nos anos 20 essa organização distribuía os clubes em séries nas próprias divisões. Será que em 1920 a série B da segunda divisão foi interpretada como terceira divisão?
Há uma observação sobre a segunda divisão de 1921. A série B era composta por todos os clubes que estavam na terceira em 1920, exceto o Metropolitano. Será que todos os clubes do ano anterior foram promovidos? Se o Metropolitano estava na série A da segunda divisão de 1921, poderia ter sido campeão da série B da segunda divisão em 1920. Caso contrário, como promovido da terceira, deveria figurar na série B.(consultarwww.rsssfbrasil.com.br )
O material que tenho é uma fonte de pesquisa que deveria ser levada em consideração. A revista divulgou esta notícia depois de 18 anos do fato. Repetiu essa informação em outubro de 1939. Se houvesse erro, a imprensa desportista da época pronunciaria contrária a informação logo no primeiro ano de publicação. Os jornais, fontes de pesquisa, estavam em plena atividade. E com todo o respeito e admiração aos pesquisadores do futebol carioca, meu coração rubro-anil seguirá as informações de nossa revista.
Futuramente as páginas citadas nesta matéria estarão à disposição para leitura no Acervo Rubro-Anil.
Copa Rio: com a folga do Bonsuça nesta rodada, o melhor é secar os jogos e torcer para ninguém disparar.
Abração a todos.



quarta-feira, 7 de setembro de 2011

E o Bonsucesso não vence o Resende.


Cleber do Bonsucesso em ação. Foto Ascom Bonsucesso

No primeiro jogo oficial envolvendo as duas equipe o placar não foi favorável a ninguém, 1 a 1. Pelo segundo jogo consecutivo, na minha opinião, o Bonsucesso jogou mal, diante de um adversário de baixo nível técnico e violento. O São João da Barra deu muito mais trabalho que o Resende obrigando o goleiro Jaime a grandiosas defesas, fato que não ocorreu no jogo desta tarde. Sem objetividade, errando muitos passes e sentindo falta de peças importantes no elenco, o Bonsucesso ainda teve o desprazer de jogar contra um time fraco e um árbitro que realizou um péssimo trabalho. O sr. Marcelo Venito Pacheco foi o responsável direto no lance do gol, não aplicando uma falta do jogador do Resende sobre o Cléber, contribuindo com a roubada de bola e pegando o rubro-anil de surpresa. Pela segunda vez o Bonsucesso sai perdendo no jogo e tem que buscar de forma quase heróica o resultado.

E porque o Djavan nem no banco ficou? Perder um jogador rápido e atrevido como é o Djavan é dar um tiro no próprio pé.

Agora é aproveitar a folga da próxima rodada para que o Comandante Manoel Neto acerte este time para enfrentar o Volta Redonda, na cidade do aço, dia 17 de setembro.

Ficha Técnica: Bonsucesso 1 x 1 Resende
Local: Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador
Data: 07/09/11
Árbitro: Marcelo Venito Pacheco
Assistentes: Marco Aurélio Pessanha e Marcelo da Silva Cardoso

Gols: Felipe Linhares (33' do 1º tempo), Jefferson (38'do 2º tempo).

Bonsucesso: Jaime; Douglas Maia (Marcelinho), PC, Admilton e Ratinho; Cléber, Alex Sassá, Felipe Canavan (Joselito) e Thiago Ramos; Jeferson e Túlio (João Rodrigo).
Técnico: Manoel Neto.

Resende: Arthur; Belarmino, Marcelo, Emerson e Robinho; Alan, Léo Silva, Felipe Linhares (Patrick) e Léo (Artur Costa); William Vitorino (Bruno Ribeiro) e Élton.
Técnico: Wendel Costa.

Fonte Ficha Técnica: Agência FERJ

Estréia do Túlio na Copa Rio


Após a estreia com empate em um gol, fora de casa, no último sábado, contra o São João da Barra, os jogadores do Bonsucesso se reapresentaram na manhã desta segunda-feira e realizaram trabalhos físicos em academia e técnicos no Estádio Leônidas da Silva, com vistas à partida contra o Resende, no Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, na próxima quarta-feira.
Com o desfalque do zagueiro Jordan - expulso no Norte Fluminense - o treinador Manoel Neto ainda não decidiu a equipe para o inédito confronto com a equipe do Sul do Estado, mas tem a certeza de contar com a presença do atacante Túlio que vestirá pela primeira vez a camisa rubro-anil na Copa Rio.
Após atividades físicas e jogadas ensaiadas com chutes a gol - com excelente aproveitamento - Túlio garantiu que pretende balançar as redes mais uma vez e mesmo diante de um adversário que exigirá mais, o torcedor rubro-anil deve comparecer em bom número para prestigiar a equipe:
"Não vou prometer gol, mas muita luta com toda a equipe em busca da vitória. Estou muito motivado para enfrentar o Resende e após um bom resultado na abertura da Copa Rio, o Bonsucesso precisa de sua torcida para somar três pontos e consolidar sua posição entre os favoritos ao título", disse o artilheiro.
Para o preparador físico Gustavo Barros, o goleador dos 969 gols reúne excelentes condições para ajudar a equipe a alcançar a primeira vitória na competição:
"O Túlio é um jogador que sempre se cuidou, é um atleta especial que não tem histórico de lesão, e o trabalho que é desenvolvido é específico, alternando repouso e ritmo forte. É difícil dizer se jogará os noventa minutos, pois existem fatores que podem causar um desgaste rápido em qualquer atleta. Sem esses fatores, ele tem condicionamento físico para atuar ao longo de toda a partida. A busca pelo milésimo gol vem fazendo com que ele se dedique aos trabalhos físicos", explicou.
Assessoria de Imprensa: Agência FERJ
Foto: Ascom Bonsucesso
Matéria de 05/09/11.