quarta-feira, 31 de março de 2021

Placar Histórico: Bonsucesso 5 x 0 Flamengo em 27/03/1932.

A Noite, 28/03/1932.

No dia 27 de março de 1932, o Bonsucesso aplicou uma goleada no Flamengo na abertura do Torneio Preparatório, competição oficial da AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Athleticos). O público do campo da Estrada do Norte, atual Teixeira de Castro, viveu um dia eufórico ao presenciar e vibrar com o placar de 5 x 0 a favor do Rubro-Anil da Leopoldina.

A Noite, 28/03/1932.

O Bonsucesso não encontrou dificuldades para envolver o seu adversário e triunfar na tarde suburbana. Por um determinado período do 1º tempo, o jogo foi equilibrado, mas os visitantes começaram a encontrar dificuldades de impor seu ritmo e o Bonsucesso passou a dominar a partida e construir o “placar elástico”.

Segundo o jornal A Noite: “Em synthese a victoria do Bomsuccesso foi bela, fácil e nítida.

Os gols da partida foram marcados por Leônidas, Miro (2) e Carlos (2). O 1º gol foi um chute de Leônidas (minutos antes perdeu um pênalti defendido por Amado) aproveitando uma brecha da defesa. O 2º gol surgiu de uma falha de Amado depois de defender um chute de Leônidas, deixou escapar a bola e Miro aproveitou para marcar. No 2º tempo, Miro ampliou a contagem, 3º gol, aproveitando uma “furada” de Bibi. Carlos vai marcar o 4º gol após novo “cochilo” da defesa e fecha o placar, 5º gol, ao receber passe de Prego em domínio franco do Bonsucesso.

Bonsucesso 5 x 0 Flamengo.

Competição: Torneio Preparatório – Série A – 1ª rodada.

Local: Estrada do Norte – Bonsucesso.

Árbitro: Diogo Rangel.

Gols: 1º tempo: Leônidas e Miro – 2º tempo: Miro e Carlos (2).

Bonsucesso: Durval; Fernandes e Heitor; Loió, Otto e Claudio; Carlos, Prego, Gradim, Leonidas e Miro.

Flamengo: Amado (Ismael); Segreto e Bibi; Penha (Alberto), Rubens e Luciano; Bahiano, Flavio, Darcy, Ayres (Celio) e Gilberto.

A Noite, 28/03/1932.


Torneio Preparatório.

Arquibancada do Campo da Estrada do Norte lotada para assistir Bonsucesso 2 x 2 Botafogo em 03/04/1932. Foto: A Noite, 04/04/1932.

Para o Campeonato Carioca de 1932 a AMEA estava convicta que a melhor composição seria de oito clubes na principal divisão da competição. Essa composição seria formada pelos fundadores da AMEA (America, Bangu, Botafogo, Flamengo e Fluminense), Vasco da Gama, São Cristóvão e mais um clube que seria o vencedor do Torneio Preparatório, idealizado pelo Conselho da Associação. Essa vaga seria disputada por Andarhay, Bonsucesso, Carioca, Olaria e SC Brasil. Os fundadores, o Vasco e o São Cristóvão poderiam participar da competição, mesmo com suas vagas garantidas na “Principal Divisão”. Os clubes que não conseguissem a classificação à “Principal Divisão” formariam a “1ª Divisão” com outras equipes promovidas da “2ª Divisão”.

Título da crítica sobre a criação do Torneio Preparatório. A Noite, 17/02/1932.

Criação do Torneio Preparatório. A Noite, 17/02/1932.

O Torneio foi dividido em duas séries, de acordo com os inscritos para a competição. Os dois melhores classificados entre Andarhay, Bonsucesso, Carioca, Olaria e SC Brasil nas duas séries se enfrentavam numa melhor de três para definir o classificado à “Principal Divisão”.

Série A: Bonsucesso, Botafogo, Carioca, Flamengo, São Cristóvão e Vasco.

Série B: America, Andarahy, Bangu, Fluminense, Olaria e SC Brasil.

A realização do Torneio Preparatório foi conturbada desde a sua divulgação. O SC Brasil, baseado em Resoluções anteriores do Conselho da AMEA, pleiteou a 8ª vaga do Campeonato. O Conselho resolveu acatar e determinou que o Campeonato seria formado com os fundadores, o Vasco, o São Cristóvão e o SC Brasil. O vencedor do Torneio seria indicado como o 9º clube da competição.

A Noite, 24/03/1932.

O Torneio Início, tradicional competição festiva de abertura do futebol carioca, deixaria de existir com a realização do Torneio Preparatório.

Torneio Preparatório dividiu a AMEA. A Noite, 07/04/1932.

O Torneio foi iniciado em 27 de março e durante as duas primeiras rodadas o Andarhay também pleiteou uma vaga direta na “Principal Divisão”, baseado em Resoluções anteriores da AMEA. Crítica intensa da imprensa sobre as decisões do Conselho Diretor e uma possibilidade de ruptura do comando do futebol carioca foram fatores determinantes para que o Conselho da AMEA cancelasse o Torneio Preparatório na 3ª rodada. O Torneio Início retornou como abertura oficial do futebol carioca e o Campeonato de 1932 seria composto por 12 equipes (11 que disputaram o campeonato de 1931: America, Andarahy, Bangu, Bonsucesso, Botafogo, Carioca, Flamengo, Fluminense, São Cristóvão, SC Brasil, Vasco e o campeão da 2ª divisão de 1931, Olaria.

Véspera da 3ª rodada, decisão de encerrar o torneio. A Noite, 09/04/1932.

Fim do torneio. A Noite, 11/04/1932.

O último placar do Bonsucesso no torneio em 10/04/1932. A Noite, 11/04/1932.

Classificação final. A Noite, 11/04/1932.

Fontes: Jornal A Noite e Jornal dos Sports (Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional).

Nenhum comentário:

Postar um comentário