quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O Maior Título de 1ª Divisão do Bonsucesso - Campeão de 1919.

Matéria da Página 6 do Caderno de Esportes do Jornal O Estado de São Paulo, de 10/04/2011. Assunto: O Título de 1919. Autor: Sílvio Barsetti.

E O Tempo Não Para!
 
Há 92 anos o Bonsucesso Futebol Clube tornava-se Campeão Carioca pela Liga Suburbana de Futebol. Em 09 de novembro de 1919, um empate de 2 a 2 com o Dous (dois) de Junho, fez o Rubro-Anil da Leopoldina o novo Campeão Suburbano. A Liga Suburbana de Futebol foi uma liga paralela a “Liga da Elite”, composta de três divisões e cada divisão com direito a inscrever até 03 quadros de atletas, com campeonatos distintos.
A Liga Suburbana foi uma resposta ao preconceito e discriminação, defendida pela “Liga da Elite” chamada de Liga Metropolitana, contra os atletas negros, analfabetos, operários e pertencentes às classes mais pobres da sociedade carioca. Os valores de inscrição e taxas de manutenção da Liga Suburbana eram acessíveis aos clubes de menor investimento, transformando os jogos dessa liga em sucesso de público e com destaque nos principais jornais cariocas.
Em 11 de novembro de 1919, o Jornal Correio da Manhã na sua página de esportes “Correio Sportivo” publicava o seguinte texto do jogo final, entre Dois de Junho e Bonsucesso:
DOIS DE JUNHO x BOMSUCCESSO
“Realizou-se no domingo último, no campo do CA Riachuelo o jogo de campeonato entre os dois clubes acima. O aspecto da bella praça de sports do Riachuelo era deslumbrante; pois as archibancadas estavam apinhadas de centenas de apreciadores do sport bretão, que applaudiam a cada instante os passes emocionantes dos litigantes. O jogo esteve bom, sendo digno de nota o segundo goal do Dois de Junho, que foi adquirido em bello estylo por Floriano... Terminou assim a pugna com um empate de 2 x 2”.
Em 12 de novembro de 1919, o Jornal do Brasil publicava na página 12 a seguinte matéria:
“Finalizou domingo último o campeonato da Liga Suburbana de Football com a victoria do Bomsuccesso, que obteve 21 pontos, tendo derrotado os clubes Modesto, Central, Cascadura, Dois de Junho, Dramático e Mavilis e empatado com o Riachuelo e Confiança e perdido para o Engenho de Dentro no 1º turno. No returno, o mesmo club derrotou o Cascadura e o Dramático, empatando com o Riachuelo, Modesto e Dois de Junho e perdendo para o Mavilis. O Bomsuccesso deixou de enfrentar o Engenho de Dentro e outros clubs por haverem os mesmos deixados a Liga Suburbana. Assim, na próxima sessão do conselho dessa entidade suburbana será proclamado campeão da 1ª divisão o Bomsuccesso FC.”
O time campeão: Mingote; Alamiro e Leitão; Mathias, Bacharel e D.Julia; Flavio, Caballero, Doca, Martins e Basilio.
Além destes Campeões, o elenco contava com: Medina, Seraphim, Biriba, Pacheco, Camarão, Barroso, Capilé, Vianna, Cabral, Waldemar, Alberico, Arantes, Armenio, Negrito, Beirão, Rubens, Azevedo, Eduardo, Pinheiro, Nico, Rapadura e Eurico.
Os Dirigentes do Bonsucesso na época eram: Ernesto Carneiro, Dr. Teixeira de Castro, Coronel José João de Araujo e Manoel Lago (Neto).

Parabéns ao Bonsucesso Futebol Clube e seus Atletas Campeões
por esse Grande Feito Histórico.
Fontes: Jornalista Silvio Barsetti e Revista Rubro-Anil/Out./1938.
Abração a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário