O Bonsucesso estreou na elite do campeonato carioca em 1929 na Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMEA). Depois de um honroso tri-campeonato da segunda divisão (26,27,28), o nosso querido Rubro-Anil mereceu a vaga na primeira divisão. Esta seria a terceira estréia em campeonatos de primeira divisão. Em 1919 foi campeão da primeira divisão pela Liga Suburbana de Futebol e no ano de 1924 foi campeão da Série B da primeira divisão, título que o classificou para o triangular final do campeonato contra o Vasco da Gama (campeão da Série A) e o Engenho de Dentro (campeão da Série C) e que terminou como vice-campeão da Liga Metroplitana de Desportos Terrestres.
Mas não foi somente o Flamengo que esbarrou na garra suburbana. Vasco, Botafogo e Bangu também perderam pontos para o Bonsuça. Em 26/05/29, o Bonsucesso venceu o Bangu, que ficou na quarta colocação no campeonato, por 2 a 1.
O Flamengo não venceu o Bonsucesso no carioca de 29. Novamente um empate no segundo jogo dos dois rubros. Em 21/07/29 o resultado foi Bonsucesso 2 x 2 Flamengo. No dia 11 de agosto, o campeão carioca de 1929, Vasco da Gama, não ultrapassa a barreira Rubro-Anil, ficando no mano a mano (1 a 1).
E mais uma vez no berço da elite, os "Leões da Leopoldina" se exibiram ousadamente e não permitiram a vitória do Botafogo, sexto colocado na competição. Em 06/10/29, Botafogo 2 x 2 Bonsucesso.
Pelos "blogs da vida" encontrei duas fichas técnicas de 1929 envolvendo Bonsucesso e Vasco em duas ocasiões distintas. Uma foi do jogo do Campeonato Carioca que terminou empatado em 1 a 1 e a outra foi também um empate de uma partida valendo pelo Torneio Início.
1 x 1
Data: 11/08/1929
Competição: Campeonato Carioca
Local: Estádio de São Januário
Gols: Russinho; Bida
Juiz: Elias Gaze
VASCO DA GAMA: Valdemar, Lino e Itália; Brilhante, Tinoco e Mola; Pascoal, Pepico, Russinho, Mário Mattos e Santana.
BONSUCESSO: Alcides, Heitor e Badú; Nico, Eurico e Carlos; Cláudio, Bida, Gradim, Otaviano (Ernesto) e Arlindo.
Fonte: Súmulas Cariocas.
0 x 0
Data:31/03/1929.
Local: São Januário.
Competição: Torneio Início
(Vasco classificado pelo desempate por corners : 1 x 0).
Juiz: Cyro Werneck.
Vasco: Jaguaré, Hespanhol e Itália; Brilhante, Tinoco e Molla; Bahiano, Fausto, Moacyr “Russinho”, Mário Mattos e Sant’Anna.
Bonsucesso: Ary, Ary II e Heitor; Corola, Eurico e Badu; China, Cláudio, Gradim, Bida e Arubinha.
Fonte: História do Futebol.
A Teixeira de Castro Vive Em Nossos Corações.
A casa do Bonsucesso também é a casa de grandes clássicos brasileiros. Em 1953 Vasco da Gama e Santos realizaram um amistoso com uma vitória expressiva dos cruz-maltinos. Segundo o autor, o jogo foi comemorativo a reinauguração do estádio.
3 x 6
Data: 23/09/1953.
Local: Teixeira de Castro (atual Leônidas da Silva).
Competição: Amistoso (Reinauguração do Estádio).Renda: Cr$ 100.000,00.
Árbitro: Carlos de Oliveira Monteiro.
Gols: Nicácio, Nando e Hugo – Ademir, Pinga (2), Alvinho e Djair (2).
Santos: Manga; Hélvio e Feijó (Charré); Nenê, Formiga e Zito; Nicácio (Ney), Valter, Álvaro, Hugo e Nando.
Vasco: Osvaldo; Augusto e Beline; Mirim (Alfredo), Osvaldo II e Beto; Alfredo, Ipojucan (Naninho), Ademir (Alvinho), Pinga e Chico (Djair).
Fonte: Blog Profº.Guilherme.
A VelhaTeixeira:Palco de Grandes Jogos.
Foto: jogosperdidos2.
Abração a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário