domingo, 26 de fevereiro de 2012

Domingo Com H: Adolpho Shermann e a História do Bonsucesso.

O escritor Laércio Becker enviou cópia de duas páginas do livro A História do Futebol Carioca, autoria de Adolpho Schermann. A página 18 da obra de 1960 trata da história do Bonsucesso Futebol Clube, fundação e trajetória, e a página 19 relaciona os títulos do Rubro-Anil da Leopoldina.

A história de nosso clube, prestes a comemorar seu centenário, dá o tom de vermelho e azul na nossa mente e diante de novas leituras descobre-se um pouco mais sobre o Bonsucesso, enriquecendo nosso acervo e aumentando o nosso orgulho pelo clube que também contribuiu para a formação histórica do futebol carioca.



Ousadia em Debater:

Sobre o título de Campeão da Liga Municipal de 1914, o escritor Raymundo Quadros mencionou este triunfo Rubro-Anil no livro “Vai Dar Zebra” em co-autoria com o radialista José Rezende. Este título não estava mencionado na galeria da Folha Rubro-Anil devido a minha pesquisa pela internet não encontrar sua citação. A citação deste título também não é citada nas revistas “Rubro-Anil” de 1938 e 1939 que possuo, quando o assunto é das conquistas do Bonsucesso. Em razão desta publicação (a 2ª citação em obras que conheço), adicionarei este título à galeria que organizei na Folha.

A citação do título do 3º quadro da segunda divisão de 1920 está em conforme com as revistas “Rubro-Anil” que já mencionei anteriormente. Mas o pesquisador Raymundo Quadros classifica esta competição de 1920 disputada pelo Bonsucesso e que foi vice-campeão com a equipe principal, como 3ª divisão, influenciando no quadro de campeões da Federação de Futebol.

A citação sobre 1922 não está em concordância com a pesquisa de Pedro Varanda, que também influencia nos quadros de campeões da Federação.

Em 1924 o Bonsucesso foi campeão da série B da 1ª divisão da LMDT, garantindo sua classificação para o triangular final do campeonato com os campeões da série A e série C, respectivamente Vasco e Engenho de Dentro. O Vasco passou pelo Engenho de Dentro e classificou-se à final com o Bonsucesso (condição de “bye” devido a sorteio da LMDT), vencendo o Rubro-Anil por 1 a 0. Portanto em 1924 o Bonsucesso foi vice-campeão carioca da 1ª divisão da LMDT.

O texto cita o ano de 1928 como referência para o campeonato de ciclismo e cita que “No ano seguinte, foi campeão carioca de juvenis (football)”... O Bonsucesso foi campeão de ciclismo em 1938 e no ano seguinte, 1939, Campeão Carioca de Juvenis.

Outro dado interessante nesta publicação de Adolpho Shermann é a citação da página 19 do elenco campeão de 1912 do Paissandu A.C. O clube foi fundado por jovens ingleses em 1875, dissidentes do Rio Cricket Club.
Abração a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário