quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Palavras do Fundador 3

O Título do Bonsuça de 1919.



Quando comecei a escrever a coluna Resgatando a História no Blog Fanáticos Pelo Cesso, o meu principal objetivo era divulgar os títulos do Bonsucesso Futebol Clube. Um desses títulos é o de Campeão Carioca da 1ª Divisão de 1919 pela Liga Suburbana de Futebol (LSF). É um título que me orgulha muito, pois a LSF era uma tradicional Liga de Futebol no cenário suburbano do Rio de Janeiro.









A Liga Suburbana foi o berço de todos aqueles clubes alvos de preconceitos da elite que dominava o futebol carioca na ocasião. Foi uma liga estruturada para desenvolver vários campeonatos - Torneio Início, segunda e primeira divisões com direito aos clubes de inscreverem jogadores em até três quadros de competições - e reconhecida pelos principais jornais da cidade.

E foi nessa liga que o Bonsucesso foi projetado ao cenário esportivo carioca, sendo campeão em duas ocasiões: Segunda Divisão em 1918 e Primeira Divisão em 1919.

No Fanáticos Pelo Cesso lancei a idéia da torcida rubro-anil em apoiar essa grande conquista de nosso clube. É a nossa maior conquista regional de primeira divisão. E o bonito de tudo foi a torcida abraçando este título.

Na coluna Resgatando a História publiquei matérias sobre o cenário preconceituoso do futebol carioca, da conquista do Bonsuça e a crítica contra a Federação de Futebol do Rio de Janeiro por não reconhecer nosso clube em sua galeria de campeões da primeira divisão.

Em 2010 comecei essa campanha pelo reconhecimento de nosso título e em 2011 o Presidente José Simões abraçou a causa. O apoio do Presidente foi fundamental para que chegasse ao Dr. Rubens Lopes, Presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, o nosso discurso através de ofício. Este ofício estará sendo publicado com o objetivo de deixar bem informados os torcedores do Bonsucesso Futebol Clube.

Aos torcedores, não esqueçam de divulgar essa conquista. Ao Presidente José Simões não esqueça de pintar a fachada, pintar o estádio e timbrar em documentos oficiais do Bonsucesso o nosso grande feito.





Capa

Página 1

Página 2

Página 3
Página 4

Página 5


Página 6

Página 7

Página 8

Página 9

Página 10


Nenhum comentário:

Postar um comentário