sábado, 27 de agosto de 2011

Palavras do Fundador

A Mídia que Alimenta a Elite.

Ligo o rádio e ouço que o programa "tal" está fazendo uma promoção de distribuir camisas do time de coração do ouvinte. Mas as camisas são do Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo. Ligo em outra rádio e esta também segue este pensamento. Os jornais, sejam eles esportivos ou não, de grande circulação ou não também seguem esta  linha promocional. Há pouco tempo e deve ainda estar em vigor, um jornal esportivo está distribuindo faixas com os nomes dos quatro grandes.

E para os pequenos tradicionais? Nada. Infelizmente a Mídia atual segue a uma doutrina de exclusão idêntica aos anos da década de 10. Não colocar os tradicionais numa promoção é burrice. O torcedor de um grande clube também mantém carinho com outros tradicionais do futebol carioca. O América é o campeão de ser o segundo clube da torcida carioca. Com certeza os moradores de Bonsucesso, Olaria, Madureira, São Cristóvão, Portuguesa e Campo Grande que torcem para times grandes elegeram os pequenos tradicionais suburbanos como segundos times.

Se uma promoção for direcionada aos pequenos, ela também será sucesso de vendas. Os meios de comunicação são importantes fontes de notícias e formação de opinião, como também líderes de propagar uma idéia, um evento, um movimento...e consolidação de torcidas como também a ampliação delas.

A Mídia deve ser ousada e não excludente. A Mídia deve direcionar suas promoções também para os pequenos tradicionais. O retorno será satisfatório e a imprensa estará alimentando uma grandiosa torcida que teima em não morrer.

A imagem com foto é uma criação de Anderson Santos. Estamos concentrados em formar um grande acervo virtual, juntamente com André Veras. Por isso convido o amigo leitor a visitar o Blog Acervo Rubro-Anil. E se possuir material antigo do Bonsuça, jornais, revistas, livros, fotos envie para o Acervo. Certamente você estará contribuindo para a manutenção da história do maior suburbano do país.



George Joaquim Ferreira Machado
Conselheiro Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube.



Um comentário:

  1. GRANDE GEORGE, SEMPRE QUESTIONEI ISSO A ESSES GRANDES VEÍCULOS, JA ESCREVI, JÁ TELEFONEI, E A RESPOSTA ´ESEMPRE A MESMA. DEVIDO AO PEQUENO GRUPO DE PROFISSIONAIS AS ATENÇÕES SÃO DADAS AOS CLUBES DE MASSA.
    BURRÍCE, COM ISO VOCÊ EXCLUI UM AGRANDE PARCELA DA SOCIEDADE, ISSO É FALTA DE VISÃO, ERA SÓ PEGAR UM PESSOAL CURSANDO A FACULDAE E OFERECER UM ESTÁGIO PARA ESSE PESSOAL IR COBRIR OS PEQUENOS.
    E JÁ QUE GASTA DINHEIRO PARA FAZE RPRODUTOS OU COMPRAR PRODUTOS DE TIMES PARA PROMOÇÕES, PORQUE NÃO GASTAR UM POUQUINHO MAIS E GANHAR MAIS UMA PARCELA DO PÚBLICO.
    ABRAÇOS ESTAMOS NALUTA....

    ResponderExcluir