terça-feira, 12 de outubro de 2021

Parabéns Bonsucesso F.C.: 108 anos de fundação.

Hoje o Bonsucesso F.C. está completando 108 anos de fundação (12/10/1913 – 12/10/2021). Parabéns ao nosso querido clube do subúrbio da Leopoldina, de bela história do futebol carioca. E por falar em história, o aniversário do rubro-anil da Teixeira de Castro não poderia passar sem um registro de seu belo passado.

Montagem: acima, o combinado que venceu o Vasco na festa de inauguração dos refletores e que contou com os jogadores do Bonsucesso, Claudio, Eurico, Loló, Rapadura, Cozinheiro, Leônidas e Miro. Abaixo, a representação vascaína. Foto: Jornal A Noite.

O aniversário do Bonsucesso em 12/10/1931 foi mais iluminado. No dia 24/09/1931 a diretoria do Cesso inaugurava os refletores de seu campo em grandiosa festa que reuniu imprensa, dirigentes do futebol carioca e torcedores, em festival organizado para comemorar uma obra, que deixava o clube rubro-anil da antiga Estrada do Norte, hoje Teixeira de Castro, em condições de igualdade junto aos grandes clubes cariocas para receber jogos noturnos.

A diretoria do Bonsucesso em 1931: o 4º da direita para a esquerda, Presidente José João de Araújo.

O festival de inauguração dos refletores (segundo jornal “A Noite”, “novo apparelhamento elétrico”) realizou duas partidas festivas. O jogo preliminar foi Engenho Dentro x River, placar favorável ao Engenho de Dentro que venceu por 3 x 2.

A partida principal foi disputada pelo Vasco da Gama x Combinado de Bangu/Bonsucesso/Botafogo. O Combinado BBB do futebol carioca venceu o Vasco por 3 x 1. Os gols foram marcados por Miro (2) e Leônidas para o Combinado, e Waldemar fez o gol de honra do Vasco da Gama.

Miro abriu o “score” da noite e Waldemar empatou. Aproveitando falha do goleiro vascaíno, também Waldemar, Miro faz o segundo e ainda no primeiro tempo Leônidas, amplia o placar para 3 x 1. No 2º tempo, o Vasco equilibrou a partida com suas substituições, mas sem alterar o placar. Festa em Bonsucesso, festa do futebol carioca.

Vasco da Gama 1 x 3 Combinado Carioca.

Competição: Festival do Bonsucesso – Amistoso.

Local: Campo da Estrada do Norte.

Gols: Miro (2) e Leônidas [combinado] e Waldemar (Vasco).

Vasco da Gama: Waldemar, Italia e Lino; Tinoco, Rainha e Molla; Bahianinho, M. Mattos, Waldemar, Ennes e Sant’Anna.

Combinado: Zezé (Bangu), Domingos (Bangu) e Rodrigues (Botafogo); Claudio, Eurico e Loló (os três do Bonsucesso), Alvaro (Botafogo), Rapadura, Cozinheiro, Leônidas e Miro (os três do Bonsucesso).

Fonte: Jornal A Noite (Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional).

Jornal A Noite: 25/09/1931.


PARABÉNS BONSUCESSO F.C. PELOS 108 ANOS DE TRADIÇÃO DO FUTEBOL CARIOCA.

Um comentário:

  1. Parabéns, Mestre, pelo seu dia e por manter este já tradicional canal da imprensa rubro-anil. Saudações!

    ResponderExcluir