domingo, 2 de setembro de 2012

Domingo com H: A Vitória do Cesso Sobre o River Plate.




Torneio Conde de Fenosa.

Além do Bonsucesso, em 1975, outros dois grandes clubes brasileiros já participaram deste torneio, que era realizado na cidade de La Coruña, Espanha. O primeiro foi o Flamengo, em 1968, sendo eliminado pelo Racing Club da Argentina pelo placar de 2 a 0. O terceiro foi o Atlético Mineiro, em 1976, campeão ao derrotar o Deportivo La Coruña pelo placar de 4 a 2.

Na edição de 75 o Deportivo La Coruña, organizador do Torneio, recebeu o Bonsucesso e o River Plate da Argentina. O nosso querido Bonsuça não levou a taça, mas realizou uma memorável partida no Estádio de Riazor no da 30/08/1975. O grande feito do Bonsuça no Torneio, que completou 37 anos, foi vencer o River por 1 a 0, com uma grande atuação do goleiro Pedrinho.

O regulamento do Torneio de 1975 estabelecia além da pontuação de vitória e saldo de gols, contagem de tiros livres diretos da marca “penal”. Logo após o término da partida, os times faziam as tradicionais batidas de tiros livres, como se fosse uma decisão, e no final da série os times contabilizavam para a pontuação os números de tiros que alcançaram o gol. Por isso o Bonsucesso mesmo perdendo o jogo de abertura para o La Coruña não foi eliminado e ainda somou quatro lances “penais”.

Os jogos:

1º (29/08/75):  
La Coruña 1 x 0 Bonsucesso
Tiros livres: Bonsucesso 4 x 2 La Coruña

2º (30/08/75): 
Bonsucesso 1 x 0 River Plate
Tiros livres: River Plate 4 x 3 Bonsucesso

3º (31/08/75):  
La Coruña 1 x 2 River Plate
Tiros livres: La Coruña 5 x 1 River Plate

A classificação depois do último confronto ficou assim:

Equipes             Pts     V    D    GF   GC   S   Tiros Livres

La Coruña      02     01   01   02     02    0    07
2º Bonsucesso    02     01   01   01     01    0    07
River Plate      02     01   01   02     02    0    05

La Coruña e Bonsucesso terminam a competição em igualdade de pontos, saldo e tiros livres, mas o Bonsuça perdeu a taça em virtude do critério confronto direto entre as duas equipes. Mas acho a aplicação deste critério uma injustiça com uma equipe visitante. O La Coruña poderia muito bem abdicar desta taça e reconhecer o Bonsucesso como campeão do Torneio.

Essa façanha do Bonsuça em vencer o River Plate, que segundo o Sr. Marzulo Paladini (grande torcedor rubro-anil) era um timaço, está registrada no jornal El Mundo Deportivo, edição do dia 31 de agosto. O jornal cobriu os três dias de competição.

No primeiro jogo, La Coruña 1 x 0 Bonsuça.

 No segundo jogo, Bonsuça 1 x 0 River Plate.

 No terceiro jogo, River Plate 2 x 1 La Coruña.

 A ficha técnica de Bonsucesso 1 x 0 River Plate:

 



 1 x 0 







Data: 30/08/1975
Local: Estádio Municipal de Riazor/La Coruña/Espanha
Competição: Torneio Conde de Fenosa
Gol: Oliveira
Bonsucesso: Pedrinho; Silva, Nilo, Nilson; Antunez, Carlos Alberto; Naldo, Oliveira, Paulo Reina (Lourenzo), Marco Antonio (Julio César) e Chiquinho. 
River Plate: Fillol; Perfumo, Héctos Lopez, Comeiles; Raimondo (Artico), Pena; González (Pasarella), J.J. López, Reinaldi (Baballa), Alonso e Mas.

Fonte: El Mundo Deportivo.

Abração a todos.

Um comentário:

  1. Foi decidido depois do jogo que o Troféu Conde de Fenoza ficaria com o Bonsucesso, de comum acordo com o Deportivo, mas, ainda em campo, o troféu sumiu. De nada valeu a reclamação dos jogadores e dirigentes. Eu era o jornalista da delegação do Bonsucesso, levado para a excursão pelo empresário José da Gama. Houve mais um amistoso, contra o Oviedo, 1x0 Bonsucesso, com destaque para Naldo, que quase foi vendido.

    ResponderExcluir