sábado, 12 de outubro de 2013

Bonsucesso F.C. - 100 anos.



“A data de 12 de Outubro não é só dos bomsuccessenses. É de todo o Sport Nacional, do qual o Bomsuccesso é um dos sustentáculos!”
Revista Rubro-Anil, Editorial, Ano I, Nº 4/Out/1938.

E Tudo Começou em 1913...
A 1ª Equipe formada em Outubro de 1913. 
 Foto: Revista Rubro-Anil, Ano I, Nº 5/Dez/1938.

Em 1913 um grupo de jovens esportistas, dentre os quais se notavam os seguintes: Francisco José da Silva Leitão, Alamiro de Castro Leitão, Sebastião de Souza Araujo, Antonio Botelho de Araujo, Giovani Leandro da Motta, Annibal Soares de Alvarenga, Alvaro Soares de Alvarenga, Alberto de Souza Carvalho, Antoneli de Abreu Coutinho, Plinio de Abreu Coutinho, Antonio França Leite, Antonio Pinto Valença, Paulo de Souza Carvalho, Custodio Costa Fróes, Venancio Gomes, Miguel Onida, Jurema Araujo, Carlos Natal, Henrique Amaral, Octavio Xavier, Candido Stoffer, Mauricio Brunner, Jorge Mertens e vários outros, reunidos na residência de Alamiro Leitão, à Estrada da Penha, fundaram um clube destinado à prática de futebol. Francisco da Silva Leitão, pai do consagrado zagueiro Alamiro Leitão, estava à frente desse movimento e assumiu a presidência do novo clube que recebeu o nome de Bomsuccesso Foot-Ball Club, como homenagem ao bairro em que residiam os seus fundadores.

Em 2013, o Bonsucesso Futebol Clube completa 100 anos de fundação. São 100 anos de tradição, glórias e pioneirismo no cenário esportivo brasileiro. Suas cores são empolgantes e apaixonantes. Seu escudo é um coração redesenhado, onde seus batimentos significam as pisadas fortes e seguras de nossos atletas nos gramados do futebol. O nosso clube “escreveu” nas páginas históricas das competições, momentos memoráveis. Líderes, “grandes” e invictos já caíram diante de nosso querido Bonsuça. O nosso grande Campeão Carioca de 1919 pela Liga Suburbana de Futebol e o maior Campeão da segunda divisão [8 títulos (incluso o título de 1918 pela Liga Suburbana de Futebol)], por duas vezes, conquistou títulos em dois grandes estádios brasileiros: 1959 (Torneio Adroaldo Ribeiro Costa – Fonte Nova – Salvador) e 1967 (Torneio Paulo Rodrigues – Maracanã – Rio de Janeiro). Foi Campeão Invicto do Torneio Valdir Benevento em 1976, competição que reuniu todos os tradicionais suburbanos do Rio de Janeiro.

O nosso aniversariante é Membro Fundador da Liga de Futebol do Rio de Janeiro (liga embrionária da atual Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), Liga Carioca de Basquete; Liga Carioca de Atletismo (Conquistou em Conjunto a 1ª Corrida da Primavera em Petrópolis e Venceu a II Volta da Lagoa) e Federação de Tênis do Rio de Janeiro (Campeão da Divisão C). Suas cores ultrapassaram as fronteiras dos campos de futebol. Possui títulos no Vôlei, Basquete, Ciclismo, Handebol e Futsal.

Grande Bonsucesso Futebol Clube. Seu destino no futebol é brilhar. Parabéns pelo grande dia de seu aniversário. Parabéns aos grandes jogadores que representaram com orgulho o escudo rubro-anil e que se destacaram no cenário do futebol carioca e nacional. Mestres da arte de jogar que encantaram por onde desfilaram seus talentos. Mestres como Leônidas da Silva e Gradim, campeões pela Seleção Brasileira de Futebol em 1932 na Copa Rio Branco no Uruguai, são exemplos de um Bonsucesso vitorioso. Parabéns aos torcedores do Bonsucesso pela feliz escolha do Pendão Rubro-Anil em tremular nas suas vidas.

Viva o Centenário! 
Salve o Cesso!

Abração a todos.
George Joaquim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário