terça-feira, 8 de outubro de 2013

Semana do Centenário: Gradin, Craque do Cesso.



Na Semana do Centenário, um grande nome do Bonsucesso tem que ser lembrado. Trata-se de Francisco de Souza Ferreira, o Gradin.


Gradin nasceu em Vassouras no dia 15 de junho de 1908 e foi um atleta completo defendendo as cores do Bonsucesso. Foi Campeão na quadra (basquete) e no campo. Foi Campeão como jogador e treinador. De acordo com o livro “Vai Dar Zebra” de Raymundo Quadros e José Rezende, Gradin foi o maior artilheiro do clube. O craque faleceu no dia 12 de junho de 1987.


Nesta série especial da Folha Rubro-Anil, a nossa homenagem a quem honrou nosso escudo e bandeira com um texto baseado na matéria de Ribeiro Marques para a edição de aniversário de 1971 da Revista do Bonsucesso.


Glórias do Passado: Gradin.



Gradin, o segundo da esquerda para direita, 
atleta campeão de basquete pelo Cesso.

Gradin foi um excelente atacante que surgiu para a consagração e para a glória com o uniforme do Bonsucesso. Ele ditou regras de como cabecear com categoria e perigo à meta adversária.



 Em 1932 com o Leônidas, Gradin é o último agachado a direita.

Gradin foi levado ao Bonsucesso por Eurico (outro grande nome rubro-anil nos anos 20) depois de jogar com destaque no Engenho de Dentro em 1927. Chegou ao Bonsucesso para disputar três partidas de um torneio, mas depois das excelentes atuações e por interferência do dirigente Manuel Caballero, foi contratado.

Em 1938, Gradin é o terceiro agachado da esquerda para direita.


O Bonsucesso levantou o tricampeonato de 1926/27/28 da segunda divisão e ascendeu à primeira em 1929. Gradin foi uma das principais peças do elenco base desta conquista: Ary; Alvarenga e Heitor; Nico, Eurico e Octávio (Jorge); China, Rapadura, Gradin, Bida e Lúcio. 



Copa Rio Branco de 1932, Gradin é o segundo agachado da esquerda para direita. 

Gradin foi convocado diversas vezes para as seleções carioca e brasileira. O triunfo maior na seleção brasileira foi levantar o título da Copa Rio Branco no Uruguai em 1932, ao lado de Leônidas. 

De terno branco, Técnico Campeão Carioca de Juvenis em 1939.


Com o primeiro salário de profissional no Cesso (500 mil réis) e luvas (três contos de réis) Gradin comprou um carro e construiu sua casa em Bonsucesso. Como jogador fora do clube da Leopoldina, Gradin foi Campeão Carioca pelo Vasco em 1934.

Em 1950, Técnico dos Profissionais do Cesso (último em pé´a direita).


Depois que parou de jogar, Gradin iniciou sua carreira de treinador em 1939 na equipe juvenil do Cesso. Foi Campeão Carioca Juvenil neste ano. Como treinador de profissionais, Gradin foi Supercampeão Carioca e Campeão do Torneio Rio-São Paulo comandando o Vasco da Gama em 1958. Além do Bonsucesso, treinou também os profissionais do Fluminense.


Gradin deixou como herança aos jovens talentos do futebol carioca e brasileiro, sábias palavras: “Atletas do Bonsucesso, espelhem-se em Pelé, que é o maior e melhor exemplo de atleta de futebol, pois reúne todas as qualidades, inclusive, a humildade”.



Fontes: Revista do Bonsucesso, Edição Especial de Aniversário/Outubro de 1971 e Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gradim_%28treinador_de_futebol%29)


 
 Abração a todos.
George Joaquim.

3 comentários:

  1. Muito bonito esse resgate da História do Cesso, Professor. Parabéns!

    P.S.: Sabe se esse Gradim que era o pai de um senhor que tem uma tenda de jardinagem na Praça das Nações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Dêrauê. Este senhor é filho do Gradim, torcedor do Cesso e frequentador do clube. Abração e obrigado pela visita e palavras.

      Excluir
  2. E não parou por ai o famoso mestre gradim tem um filho também em Recife muito massa a história

    ResponderExcluir