terça-feira, 8 de maio de 2012

De Olho na "Segundona": Série B Pode Ser Suspensa.


A segunda fase do Estadual da “segundona” pode ser suspensa. America e Mesquita entraram com recursos no TJD da Federação. O argumento é único: índice técnico. Mas as pretensões são outras. Para o América, seguir na segunda fase. Para o Mesquita, sair do Grupo X. Este é o segundo campeonato que o índice técnico é questionado.

Enquanto o America quer os cálculos revistos para obtenção do índice em virtude dos WO de Teresópolis e Carapebus, o Mesquita alega que, para a formação do Grupo X, não há explícito no regulamento o uso do índice.

Infelizmente no Rio de Janeiro o ideal é outro: pra que facilitar se pode complicar? A formação dos grupos se daria somente pela pontuação, e pronto.


 

 

 X





Os dirigentes do Mesquita concederam ao repórter Anderson Luiz do FutRio entrevistas colocando a disposição do público os argumentos do clube:

FutRio: Presidente, o que o Mesquita está alegando para não participar do Grupo X?

Mauro Rosa: Entramos no TJD pois o Mesquita tem 26 pontos, o America tem 24 e a Cabofriense 23. Eles queriam utilizar o critério técnico para o America disputar lá em cima, mas o critério do índice técnico, no regulemento, não fala que vai ser utilizado para o descenso. O que acontece, se o Mesquita tem 26 pontos, quem tem que disputar não é o Mesquita e sim um dos dois lá (America e Cabofriense).

 FutRio: O Mesquita entrou com um recurso no TJD, mas chegou a dialogar com a Ferj?

Mauro Rosa: Entramos no tribunal. A Federação não quis aceitar o nosso argumento. O índice técnico é utilizado para classificar para a segunda fase, não fala em descenso. O Marcelo Vianna nos falou que o índice técnico do América e da Cabofriense é melhor que do Mesquita, mas o regulamento não fala isso. Fala que os dois melhores clubes no índice técnico completarão os doze clubes para disputar o acesso, mas em nenhum momento fala que o índice técnico será usado para disputar o grupo X, em nenhum momento fala isso.

 FutRio: O Mesquita pode parar o Campeonato. E se perder, oque o clube vai fazer?


Mauro Rosa: Se perdermos aqui vamos pra Brasília pra parar o campeonato. Se o Mesquita não tiver os seus direitos reconhecidos, vamos parar a competição.

Luiz Paiva não entende o motivo da ida ao Grupo X:

- O Mesquita cumpriu com todos os seus compromissos no campeonato, fez número de pontos suficientes, índice técnico suficiente para não participar do descenso. Mesmo assim, debaixo da decisão da Federação, decidiram que o Mesquita disputaria o descenso. A Federação não aceita argumento, então entramos com o pedido de uma liminar para que o Mesquita não dispute o descenso – afirmou.


Segundo Mauro Rosa e Luiz Paiva, o Mesquita não quer nada que não seja seu por direito.

- Superamos todas as dificuldades e erros. Trabalhamos em cima de não ocorrermos no erro do índice técnico e fomos surpreendidos por uma decisão da Federação. Uma decisão não justa, pois quando se fala em justiça tem que ser tomada em cima do regulamento. Em nenhum momento o Mesquita quis que fosse burlado o regulamento, que fosse desconsiderado o regulamento. Nós sempre pedimos para que fosse olhado o regulamento e que fosse seguido ao pé da letra. Se for assim, a gente não disputa o rebaixamento. Mesmo assim, com todos os pedidos, nós tivemos que entrar com uma medida cautelar no TJD para que através da justiça isso seja acatada. Nós já demos entrada, o pedido já foi feito ao excelentíssimo Juiz do TJD. Nós estamos esperando a qualquer momento essa liminar em nossas mãos, que, com ela nós não entraremos em campo para que a nossa posição dentro do campeonato seja respeitada. Conversei com a organização presidida pelo Marcelo Vianna, antes do arbitral, conversamos com o Marcelo junto com o departamento Jurídico, e mesmo assim a nossa posição foi entrar no TJD pois pedimos apenas a justiça – indagou.

Conforme o presidente Mauro Rosa Goulart havia confirmado, através do departamento jurídico do clube, sob a direção da Dr. Rosana Alvarenga, o Mesquita vai até Brasília se for preciso.

- O Mesquita vai para Brasília se perdermos aqui; vamos ao TJD de Brasília. Eles tomaram uma decisão em cima do que eles acharam convenientes, pelo que se viu na explicação que nos foi dada. O Marcelo Vianna nos disse assim: “Tomamos esta decisão, pois achamos que é a melhor para o campeonato. Se vocês não concordam podem entrar no TJD”, então, entramos – disse Luiz Paiva.

- O Mesquita não quer prejudicar nenhuma instituição, só queremos justiça. Senso de justiça. É só colocar o Teresópolis em nosso lugar, pois se ele foi usado para classificar pode ser usado no grupo X. Perguntamos porque que o Teresópolis não entra no grupo X, a resposta é porque ele foi eliminado, se ele foi eliminado, porque que somou os pontos e os gols que ele levou? Então, mantenha ele no grupo X. Eles não tiveram resposta, apenas disseram que nós temos embasamento para entrar no TJD. Entramos e isso está nos desgastamos, queremos disputar o que é direito. Dr. Rosana Alvarenga, está fazendo o máximo para se conseguir a justiça. Estou vendo coisas que nunca esperava ver no futebol. Se Você seguir o regulamento você não consegue encaixar o Mesquita no Grupo X. Isso é uma injustiça que estão cometendo com uma instituição quase centenária como o Mesquita – finalizou.

Fonte: FutRio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário