quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Séria A 2017: Federação Prepara Novo Formato.



A seletiva será batizada em 2017 como “primeira fase” ou “fase inicial”. O diretor de competições da Federação, Marcelo Vianna, confirmou ao site FutRio, a nova proposta da Ferj para a Série A 2017: 16 clubes, 1ª fase com seis clubes, 2ª fase com 12 clubes. O novo formato será apresentado no próximo conselho arbitral. Segundo o diretor da Ferj, as mudanças são necessárias por exigências da emissora de televisão, detentora do direito de transmissão:

Sim, a mudança é coisa certa. No arbitral de 2015, para o a realização do campeonato de 2016, ela foi muito clara, e nesse arbitral já ficou decidida essa diminuição. Posteriormente, houve a renovação de contrato com a televisão, que também nos obriga à redução de jogos. Portanto, o que fizemos foi um direcionamento para manter os 16 clubes na Série A e que continuem recebendo cota. Vamos criar o campeonato em duas fases, com seis times jogando a fase preliminar.

A Série A 2017:
Primeira fase: seis clubes. Os quatro últimos colocados da Série A 2016 (Portuguesa, Tigres, Cabofriense e Bonsucesso) e os dois clubes que subiram da Série B 2016 (Nova Iguaçu e Campos).Os jogos serão em turno único e os dois melhores colocados classificam-se para a segunda fase. Não existe data definida para início dessa fase.

Segunda fase: 12 clubes. Os dez melhores de 2016 e os dois classificados da primeira fase. Segundo o diretor da Ferj, a previsão do início dessa fase será em 29 de janeiro.

Rebaixamento: Os quatro não classificados da primeira fase jogarão entre si para definir os rebaixados à Série B 2018.

O diretor da Ferj, Marcelo Vianna, finaliza a matéria declarando que não haverá prejudicados no novo formato da Série A:

Tem um formato já elaborado. Agora, vamos para os arbitrais, decidir as vantagens, o início de competição, sortear a tabela. E a partir daí, publicar tudo, divulgar à imprensa, partir para um campeonato mais enxuto, com menos jogos com os grandes contra os de menor investimento, que é o que os grandes sempre quiseram. E mantendo os 16 na Série A. Acredito que conseguiremos positivamente fazer uma mudança e agradar a todos. Foi uma situação colocada neste 2015 e, no meu entendimento, ninguém está sendo prejudicado, sendo pego de surpresa. É uma implementação necessária e chegou o momento.

2 comentários:

  1. Bonsucesso tem missão mais fácil pra se manter na elite em 2018: não pega os grandes nem v.Redonda, Macaé, boavista e resende na primeira fase. Com a Teixeira liberada, dá até pra classificar pra 2a fase e ganhar um $$ a mais da TV globo. Mesmo q não classifique, repete os confrontos contra os mesmos times. Melhor impossível!

    Mas tem q liberar a Teixeira!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Diego, amigo George e amantes do Bonsuça com esse novo formato estamos numa segundona disfarçada e temo pelo futuro do nosso Bonsuça.

    ResponderExcluir