terça-feira, 18 de julho de 2023

Conselho Arbitral definiu Série B2/2023. Bonsucesso estreia dia 17/09 na Teixeira de Castro.

Cláudio Menezes (Presidente do Conselho Deliberativo) e Flávio Paraense (Vice-presidente de Futebol), representantes do Cesso no Conselho Arbitral da B2/2023. Foto: Divulgação.

As engrenagens da série B2 de profissionais de 2023 foram acionadas com a realização do Conselho Arbitral ontem (17/07) na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro. Os presidentes e representantes dos clubes, além de confirmarem as participações de suas equipes, definiram o regulamento e a tabela da competição estadual da quarta divisão de profissionais do futebol fluminense.

O campeonato será composto de um turno único (Taça Maracanã), classificatório para as semifinais e definição do descenso à série C para 2024. Os dois finalistas sobem à Série B1 para 2024. Os doze clubes que participarão da competição, com previsão de início para 17/09, têm dois meses de preparação para formação do elenco e inscrição dos atletas.

O Bonsucesso estreia na Teixeira de Castro enfrentando o vice-campeão da série C/2023. Serão cinco jogos em casa e seis fora. O Bonsuça jogará duas rodadas seguidas fora, 8ª e 9ª rodadas. Em relação às viagens, o time rubro-anil sairá da região metropolitana em dois jogos, Barra Mansa (2ª rodada) e Angra dos Reis (9ª rodada). O domingo será “palco” para nove rodadas. A quinta-feira será “sede” para duas rodadas (26/10 e 09/11). É bom lembrar que há tempo suficiente até a estreia para ajustes na tabela.

O arbitral também definiu critérios de premiação, das transmissões e artigos de prevenção e combate de manipulação dos resultados.

Fonte: FERJ | Definidos o regulamento e a tabela da Série B2 Estadual (fferj.com.br)

Os clubes: Angra dos Reis, Barra Mansa, Belford Roxo, Bonsucesso, Búzios, Campo Grande, Carapebus, Mageense, Rio de Janeiro, Rio São Paulo e o Campeão e o Vice da série C 2023.

Artigos importantes do Regulamento.

II – DA TAÇA MARACANÃ

Art. 2º  Na disputa da Taça Maracanã todas as associações integrarão um único grupo e jogarão entre si, dentro deste grupo, 11 (onze) rodadas em turno único.

Art. 3º  Ao final das 11 (onze) rodadas da Taça Maracanã a associação melhor colocada em pontos ganhos, observados os critérios de desempate previstos neste regulamento, quando couber, será declarada Campeã da Taça Maracanã.

Art. 4º  Ao final das partidas da Taça Maracanã as 04 (quatro) associações de melhor classificação (do 1º ao 4º lugar), observados os critérios de desempate quando couber, disputarão a Semifinal do Campeonato.

Art. 5º  Ocorrendo empate em pontos ganhos entre 2 (duas) ou mais associações ao final da 11ª rodada da Taça Maracanã, serão aplicados, sucessivamente, os seguintes critérios de desempate:

1º) Maior número de vitórias;

2º) Maior saldo de gols;

3º) Maior número de gols pró;

4º) Confronto direto, somente entre dois clubes;

5º) Menor número de cartões amarelos;

6º) Sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados.

 

III – DA SEMIFINAL DO ESTADUAL

Art. 7º As 04 (quatro) associações de melhor colocação (do 1º ao 4º lugar) ao final das 11 (onze) rodadas da Taça Maracanã, observados os critérios de desempate, quando couber, formarão os Grupos A e B e jogarão as Semifinais do Campeonato através de cruzamento olímpico, em partidas de ida e volta, dentro do próprio grupo.

 

GRUPO A

GRUPO B

1º x 4º

2º x 3º

Parágrafo único – As associações classificadas, respectivamente em 1º e 2º lugar ao final das 11 (onze) rodadas da Taça Maracanã, jogarão as suas partidas das Semifinais do Campeonato com a vantagem do empate em pontos e saldo de gols e terão direito de exercer preferencialmente o poder de escolha do mando de campo de uma das partidas das Semifinais

V – DA FINAL DO ESTADUAL

Art. 8º Os vencedores das Semifinais (Grupos A e B) formarão o Grupo C e jogarão a grande Final do Campeonato Estadual da Série B2 mediante confronto direto, em partidas de ida e volta.


GRUPO C

Vencedor de A

Vencedor de B

 

§1º A associação melhor classificada ao final das 11 (onze) rodadas da Taça Maracanã, dentre as duas finalistas, terá o direito de exercer preferencialmente o poder de escolha do mando de campo de uma das duas partidas da Final.

§2º Para as partidas Finais (Grupo C) não haverá vantagem de pontos para nenhuma das associações.

§3º Havendo empate em pontos ganhos ao final da segunda partida do Grupo C, será considerada vencedora a associação que obtiver melhor saldo de gols nas 2 (duas) partidas. Persistindo o empate a decisão dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do pênalti, de acordo com as regras da FIFA.

Parágrafo único – As associações campeã e vice-campeã da Série B2 estarão classificadas para Série B1 de Profissionais de 2024.

VI – DO DESCENSO

Art. 11 As duas últimas associações ao final das 11 (onze) rodadas da Taça Maracanã, aplicados os critérios de desempate, quando couber, estarão submetidas ao descenso para a Série C em 2024.

Art. 12 As duas vagas decorrentes do descenso serão preenchidas no Campeonato da Série B2 de Profissionais de 2024, pelas associações classificadas em primeiro e segundo lugar na forma do Regulamento do Campeonato da Série C da Temporada de 2024.

Fonte: FERJ | Campeonatos (fferj.com.br)

Jogos da 1ª rodada – Taça Maracanã: 17/09/2023, domingo, 14:45.

JOGOS

LOCAIS

Campeão Série C x Campo Grande

A definir

Búzios x Mageense

Alair Correa*

Belford Roxo x Carapebus

Nélio Gomes*

Rio São Paulo x Barra Mansa

Joaquim Flores

Bonsucesso x Vice-campeão Série C

Leônidas da Silva

Angra dos Reis x Rio de Janeiro

Jair Toscano

Fonte: FERJ

*Estádios sem laudos.

Jogos do Bonsucesso, a partir da 2ª rodada.

JOGOS

LOCAIS

24/09:Barra Mansa x Bonsucesso

Leão do Sul*

01/10:Bonsucesso x Carapebus

Leônidas da Silva

08/10:Mageense x Bonsucesso

De Los Lários*

15/10:Bonsucesso x Búzios

Leônidas da Silva

22/10:Belford Roxo x Bonsucesso

Nélio Gomes*

26/10:Bonsucesso x Rio São Paulo

Leônidas da Silva

29/10:Campo Grande x Bonsucesso

Ítalo Del Cima*

05/11:Angra dos Reis x Bonsucesso

Jair Toscano*

09/11:Bonsucesso x Campeão Série C

Leônidas da Silva

12/11:Rio de Janeiro x Bonsucesso

Marrentão*

Fonte: FERJ

*Estádios sem laudos.

Fonte regulamento: FERJ | Campeonatos (fferj.com.br)

Fonte tabela: TABELA B2 PROFISSIONAL 2023.xlsx (fferj.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário