quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dia de História: Massagista Abdias.



Por sugestão do Conselheiro Benemérito do Cesso Nilton Ricardo Bittar, retirei do Placar Magazine a edição da Revista Placar de 11 de fevereiro de 1977. Nesta edição há uma matéria sobre o querido e histórico massagista do Bonsucesso Abdias Cirilo Vilela (foto). Na reportagem, Abdias conta como surgiu no Cesso, suas passagens de ciclista do clube, membro da Seleção Brasileira de 57, viagens e um desentendimento com Gentil Cardoso. Mas, talvez, por respeito ao povo brasileiro, não citou que foi Campeão Mundial em 1950, quando integrou a comissão técnica da Seleção do Uruguai.



Páginas históricas da Placar.


Em 1975, agachado junto aos jogadores.

Abdias trabalhou até o final dos anos 80 no Bonsucesso. Os seus últimos títulos foram de 1981 (segunda divisão), 1982 (Torneio Manoel Gomes da Silva) e 1984 (segunda divisão). Segundo o funcionário Naldo, do Departamento de Futebol do Cesso,  Abdias faleceu neste período.

Em 1981, Campeão da segunda divisão. 
Abdias é o segundo agachado da esquerda para a direita.
Foto: Naldo (Deptº Futebol Bonsucesso).

Na Revista do Bonsucesso de Abril de 1969, Abdias foi apresentado com o seguinte texto:
“Massagista chefe – está há 20 anos no Bonsucesso e sua folha de serviços é por demais conhecida. Competente profissional e um dos mais esforçados auxiliares do Departamento Médico. Tem vários títulos e já trabalhou na seleção nacional e na uruguaia – quando se sagrou campeã do mundo em 50. É um patrimônio do clube.”

Leia também, "Futebol, Arte e Ciência: Nunca é Cedo Demais Para Refletir 50." [O autor cita Abdias]. (http://soesporte.com.br/?p=2414))

 
Abração a todos.
George Joaquim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário