domingo, 2 de março de 2014

No Oba-Oba da Folia, Um Intervalo Para a História.



Os torcedores do Bonsucesso ainda pulam de alegria pela virada sensacional sobre o Audax por 5 a 3. O período momo de folia antecede o jogo entre Bonsucesso x Flamengo na quarta-feira de cinzas. Aproveitando o ar histórico de enredos carnavalescos, o Domingo com H de hoje é uma referência a outra virada heroica do Bonsuça. Em 1938, pelo Torneio Municipal (Taça Distrito Federal), importante torneio carioca, o Bonsucesso virou em cima do Flamengo, depois de estar perdendo por 2 a 0 no 1º tempo e 3 a 1 no início do 2º tempo.

Que a sorte de 1938 esteja presente em 2014.

A matéria do Jornal Diário da Noite (cópia fiel) descreve a virada:



"BRILHANTE VICTORIA DO BOMSUCCESSO.

O Bomsuccesso venceu o Flamengo. Ganhou e fei-o de maneira brilhante, pois teve energia, enthusiasmo, ardor, vontade de vencer, o que não foi constatado da parte do rubro-negro.

Decepcionando seus adeptos, de jogo para jogo, o Flamengo soffreu novo revés. Terminou o primeiro tempo vencendo por 2x0 e logo na phase final os leopoldinenses marcaram um ponto, para o Flamengo augmentar a contagem, pouco depois.

Senhores do placard os defensores não o foram do encontro, pois actuando com fraqueza e acovardados deante da disposição férrea com que agia o Bomsuccesso, terminaram entregando a victoria para perder de 3x1.

Klng foi a figura de maior destaque entre os vencedores, pois deixou passar duas bolas lamentavelmente fracas. E' o mesmo keeper que não se cansa de querer fazer plruetas e jogo para as archibancadas, resultando dahi o fracasso de hontem.

O Bomsuccesso teve as suas grandes figuras em Inglez, o numero do campo; Camisa, Néco e Vergara e o veterano Gradln, que ainda faz as suas perigosas "trapalhadas". No Flamengo apenas escaparam Natal, Caldeira, Médio, Sá, Jarbas e Jayme.

Os goals dos leopoldinenses foram conquistados por Gradin, Odyr e Euclydes, este, dois. Os marcadores dos pontos do vencido foram Sá, Jayme e Jarbas.

Roberto Porto errou ao permitir que os jogadores agissem com violência. No mais bom.

Os teams actuaram assim constituídos:

FLAMENGO — Klng; Natal e Rodrigues (Carlos Alves); Caldeira, Jocelyn e Médio; Sá, Waldemar, Providente, Jayme e Jarbas.

BOMSUCCESSO — Inglez; Newton e Mario; Camisa, Néco e Otto (Vergara); Paulo (Rebolo), Euclydes, Gradin, Pedro Nunes e Odyr".

Fonte: Jornal Diário da Noite, 16/06/1938.

Salve o Cesso!
Abração a todos.
George Joaquim.
 
 Feliz Carnaval!

Nenhum comentário:

Postar um comentário