sábado, 26 de maio de 2018

Placar Histórico: Vasco 3 x 3 Bonsucesso em 21/05/1933.



As imagens do espetáculo: canto superior esquerdo, Bahia e Tinoco (Vascaínos) no lance de saltos para alcançar a bola. Canto superior direito, Raymundo, goleiro rubro anil praticando uma defesa. Parte central inferior, Bahia salta na companhia do Leopoldinense Otto. Os defensores do Cesso, Aragão e Prego, observam. Foto: Jornal O Radical, 23/05/1933.

No dia 21 de maio de 1933, o confronto envolvendo Vasco da Gama e Bonsucesso em São Januário serviu para o Campeonato da Liga Carioca de Futebol e Torneio Rio-São Paulo. Único jogo para muitas emoções. Para cada tempo, um time dominou as ações. No 1º tempo o Cesso foi um “Leão” no ataque. Já nos 16 minutos iniciais o rubro anil vencia a partida por 3 x 0 e se lançava perigosamente no campo adversário buscando a vantagem maior no placar. Bem no ataque e defesas seguras de Raymundo permitiram ao clube suburbano um início espetacular na casa do adversário. 

Gradim abriu o marcador de São Januário após duas avançadas rápidas do ataque rubro anil. O Bonsuça chegou ao segundo gol através de Cecy, que de um cruzamento de Cozinheiro, domina e vence o goleiro vascaino Rey. O ataque leopoldinense estava 'quente' no 1º tempo e novamente Cecy, com chute rasteiro, marca o 3º do Cesso. Ainda na fase inicial, o Vasco consegue marcar dois gols: Carnieri e Carreirinho são os autores.

O segundo tempo será a oportunidade do Vasco em empatar a partida, ao dominar por uma boa parte o período final. O Bonsucesso perde Aragão (expulso), Gradim vai para a zaga e o time resiste com dificuldades os ataques do adversário. Raymundo novamente é o destaque do Cesso no 2º tempo, mas Almir aproveita confusão na área rubro anil e marca o 3º do time de São Januário. O empate foi o resultado de um grande confronto, de jogadas brilhantes, avanços e defesas belíssimas.

Vasco 3 x 3 Bonsucesso.
Competição: Campeonato da Liga Carioca de Futebol e jogo válido para o Torneio Rio-São Paulo.
Data e local: 21/05/1933 – São Januário.
Árbitro: Loris Cordovil.

Vasco: Rey (Quarenta) – Lino e Italia – Tinoco, Jucá e Molla – Orlando, Bahia, Almir, Carnieri e Carreirinho.

Bonsucesso: Raymundo – Aragão e Heitor – Loló, Otto e Claudionor – Carlinhos, Cozinheiro (Prego), Gradim, Cecy e Miro.

Gols: 1º Tempo [Gradim, Cecy (2), Carniere, Carreirinho] – 2º Tempo (Almir).

Fontes: Diário Carioca, Diário de Notícias, A Noite e O Radical (Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional).

Jornal O Radical, 23/05/1933.

Jornal A Noite, 22/05/1933.

Jornal Diário Carioca, 23/05/1933.

Nenhum comentário:

Postar um comentário