domingo, 22 de abril de 2012

Heleno de Freitas no Amistoso do Bonsucesso.


 
Domingo Com H.


►Há 64 anos, no dia 21/04/1948, o Bonsucesso visitava a cidade de Santos e realizava um jogo amistoso contra a Portuguesa Santista. O jogo terminou empatado em 1 a 1. Confira a ficha técnica desta partida:


 

 


 1 x 1




 


Data: 21/04/1948
Amistoso Interestadual
Local: Santos
Árbitro: Joel Etzel.
Renda: Cr$ 11.186,00.
Gols: Moacir; Enguiça

PORTUGUESA SANTISTA: Andu; Toninho e Pavão; Olegário, Brandãozinho e Antero; Pirombá, Bota, Mario de Souza, Moacir e Duzentos.

BONSUCESSO: Oncinha; Nanati e Miguel; Victor, Agostinho e Wilson; Fausto, Mariano, J. Pinto, Enguiça e Tampinha.

Fonte: Jorge Costa/Blog Só Súmulas.


Foto: Blogs do Estadão/Luiz Zanin.
 
 ►Há 63 anos, no dia 21/04/1949, o Bonsucesso visitava o Município de São João de Nepomuceno em Minas Gerais para a realização de um amistoso com a equipe local, o Mangueira. Foi uma festa neste dia em razão do craque Heleno de Freitas (foto), em final de carreira, fazer parte da equipe adversária. A presença do filho mais importante da cidade atraiu um grande público para o evento. Confira a ficha técnica desta partida: 



 
 

 0 x 3





Data: 21/04/ 1949
Amistoso Interestadual
Local: São João de Nepomuceno (MG)
Renda: Cr$ 9.300,00
Gols: Totó (2) e Ernesto

BONSUCESSO: Alvarez; Rubens e Costa; Cambuí, Vitor e Gato; Tampinha, Demil, Ernesto, Enguiça e Totó.

MANGUEIRA: Matarazzo; Moacir e Carazo; Cacau, Tonho e Camilo; Laval, Zezinho, Heleno de Freitas, Hamilton e Renê.

Fonte: Jorge Costa/Blog Cacellain.
Fonte escudo: Blog Times do Brasil.


Viajando pela net em busca do escudo do Mangueira, achei um relato deste jogo no Blog de Nei Medina, matéria retirada do Jornal Estado de Minas de 1979:

“...Falando em Mangueira, tivemos outra passagem curiosíssima do Heleno. Talvez em 1947, capitão e principal jogador do Botafogo. Várias vezes convocado para seleções Carioca e Brasileira, Heleno recebe de Hercílio Ferreira (Bolote) o convite para participar de um jogo amistoso do Mangueira frente à fortíssima equipe do Bonsucesso-RJ.

Bolote, que era um misto de Prefeito, Delegado, Presidente e técnico do Mangueira, pediu que Heleno trouxesse mais uns 2 ou 3 jogadores para reforçar o time, visto que, a equipe do Bonsucesso era a sensação daquele ano no futebol carioca. Assim Heleno fez. No dia do jogo, chegou a São João trazendo o Matarazzo, que era goleiro reserva do time do Botafogo, além de Hamilton e Zezinho que também jogavam pelo alvi-negro carioca.

Domingo, campo do Mangueira lotado, começa o tão esperado jogo. O Bonsucesso vem a campo com a seguinte formação: Alvarez, nanati e Miguel. Vítor, Agostinho e Gato. Marçal, Enguiça, Mariano, João Cola e Tampinha. Entre Heleno e seus convidados estavam, cCamilo, Neca Beraldo, Ciro Torres, entre outros.

Primeiro tempo equilibradíssimo, onde o time rubro suportava muito bem as investidas da equipe da Rua Conselheiro Galvão no Rio de Janeiro. Final da 1ª etapa zero a zero, mas um belo espetáculo de futebol, pois, as duas equipes trabalhavam muito bem a bola e apresentavam ao público presente um ótimo jogo de futebol.

Começa etapa final, e aos 15 minutos com o placar ainda sem movimento, Bolote resolve dar uma oportunidade ao jovem e promissor goleiro, Antônio Bezerra (na oportunidade com apenas 19 anos). Neste momento entra em cena Heleno de Freitas. Vendo o goleiro Erminio Matarazzo deixar o campo para entrada de Bezerra, ele chamou Hamilton e o Zezinho e disse: se é pra tirar os jogadores que eu trouxe, então sairemos todos. Em resumo, em mais uma atitude folclórica do Heleno, o Mangueira sentiu a saída de seus importantes convidados e perdeu o jogo pelo placar de 3 a 0. A bem da verdade não por culpa da entrada do Bezerra. Coisas de Heleno de Freitas.”

Fonte: Blog Nei Medina. 

Abração a todos.

3 comentários:

  1. Geroge, na verdade, este jogo aconteceu em 21 de abril de 1949. Heleno estava prestes a assinar com o Vasco para o campeonato Carioca de 1949. Heleno de Freitas fez parte do Expresso da Vitória. Devido a uma contusão ainda no primeiro turno, Heleno só atuou em 12 partidas e marcou 10 gols.

    ResponderExcluir
  2. O Bonsucesso Futebol Clube, é da Avenida Teixeira de Castro, não Rua Conselheiro Galvão, onde está situado o Madureira Esporte Clube.

    ResponderExcluir