sábado, 22 de outubro de 2011

A Razão no Lugar da Emoção.

Palavras do Fundador

Semana da Despedida.

Foi uma semana difícil de assumir o desconforto da dispensa do treinador campeão da série B Manoel Neto. O "Papa Títulos" encerrou sua trajetória no Rubro-Anil depois de disputar a Copa Rio e não ser feliz. O Bonsucesso foi eliminado da competição na 1ª fase.

A dispensa do treinador e jogadores campeões força nossa mente a reviver as emoções de uma campanha que garantiu o acesso de nosso clube depois de conviver 18 anos afastado do berço da elite.

Sem dúvida, nossos "Leões da Leopoldina" trouxeram o caneco para a Teixeira de Castro no braço. Suas limitações garantiram um espetáculo a parte nos gramados: garra, determinação e disciplina. Muitas partidas foram fáceis diante de frágeis adversários, mas outras foram puras emoções diante de adversários fortes e bem armados. Em jogos realizados às quartas-feiras, os amigos André Veras, Fernando Meirelles, Robinho, Herman, testemunharam a agonia de partidas decididas nos minutos finais. Certamente, emoção maior não existia. Vitória apertada, de virada ou no sufoco eram fatores necessários para quem veio para 2011 ser líder de sua série e mostrar ao mundo o quanto o Bonsucesso estava forte.

Zeca Simões prometeu e cumpriu. Formou um elenco para subir à primeira divisão. E esse elenco será sempre lembrado pela grande torcida Rubro-Anil. Aos "Leões da Leopoldina" da série B de 2011 o nosso muito obrigado. Até o momento, a emoção escreveu esta matéria.

E a razão passa a dominar a escrita. O Bonsucesso é um time de primeira e por força do destino, tem que pensar assim. As limitações de nossa equipe foram visualizadas na Copa Rio diante das equipes da primeira divisão, portanto, as mudanças são necessárias. Alguns apostam que não houve oportunidades para experiências com jogadores de nossa divisão de base. Outros apostam nas contratações para a Copa Rio. Mas a verdade é que a base (profissional) era da equipe que disputou a segundona.

E as mudanças serão sempre acompanhadas de desconfianças. Somos uma torcida selecionada que convivemos bem perto da comissão técnica e jogadores e cria-se uma cumplicidade, um laço de amizade. É quando a razão perde para a emoção. Troca de técnicos, "barca" de jogadores, todos esses fatores são tratados sem dificuldades nos grandes clubes. O técnico campeão brasileiro pelo Flamengo, Andrade, foi demitido porque perdeu um campeonato estadual. A nova diretoria tricolor trocou todo o departamento de futebol campeão brasileiro. Críticas surgiram, mas tudo passou como uma nuvem.

É assim que o Bonsucesso terá que conviver. Uma nova comissão técnica será formada e uma grande equipe também será formada. Os que criticam Alcides Antunes no Bonsucesso estão, com o todo o respeito que merecem, cometendo já uma injustiça. Como criticar um homem que foi campeão brasileiro de 2011? Só porque o Bonsuça foi mal na Copa Rio, devemos nos revoltar contra esse dirigente que chega para somar? Ingenuamente alguns já começam a clamar que o Bonsucesso será rebaixado ano que vem com esse diretor. Acho melhor esperar o campeonato de 2012 começar para depois crucificar ou aplaudir.

Talvez alguns acreditam que o Bonsucesso deveria fazer convênios ou parcerias com diretores de passagens históricas pelo Ibis, Xavante Esporte Clube, Rio Amazonas Futebol Clube ou do Quixeramobim Atlético Clube. Devemos acreditar na nova composição da diretoria de futebol e formar um ambiente no clube de paz e tranquilidade.

Passando de um assunto ao outro, mas ligados por um ideal de fortalecimento de nosso clube de coração, a coluna "Voz do Torcedor Rubro-Anil" assinada por André Veras, está ótima. Análise firme e segura do que ocorreu na semana, críticas altamente construtivas e propostas de uma base forte no nosso clube. Parabéns André!

Amanhã tem Domingo com H. Encontro semanal com a história do Bonsucesso. Será a 2ª parte da matéria sobre a participação do Bonsucesso no 1º Torneio Rio-São Paulo, com a publicação das fichas técnicas dos bons jogos do Bonsuça neste Torneio.

Abração a todos e um bom final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário