quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Palavras do Fundador

“A data de 12 de Outubro não é só dos bomsuccessenses. É de todo o Sport Nacional, do qual o Bomsuccesso é um dos sustentáculos!”
Revista Rubro-Anil, Editorial, Ano I, Nº 4/Out/1938.
 Parabéns Meu Querido Clube!
É um momento gostoso da vida poder saudar o aniversariante que está próximo de completar  100 anos numa família. E que bom Deus me permitir chegar a vocês e dizer o meu orgulho de sustentar no meu peito o escudo Rubro-Anil. Orgulho esse que começou com meu avô, passando pela minha mãe, até chegar a este humilde torcedor autor desta matéria. Quando começei a escrever a matéria para o site do Bonsucesso Futebol Clube, as lágrimas teimosamente já corriam pelo rosto. É bom falar do Bonsuça. O meu clube é um lutador do futebol, nasceu no subúrbio e ganhou os campos do Brasil e do exterior. É um vencedor, porque quem luta por um ideal, sempre vence no final. E a história do Bonsucesso é essa, lutar para o bem do futebol brasileiro, ajudando a construir a arte de jogar e encantando a quem possa assistir. As lágrimas, inesgotáveis gotas da emoção, fazem parte de um processo de lembranças em nossa mente. Penso no meu avô e nos amigos de arquibancada que já se foram, como os srs. William Bittar e Mozart. Mas acredito, que por onde estejam, estão colorindo o ambiente com as cores inesgotáveis de simpatia de nosso Bonsucesso Futebol Clube.
Cantem Parabéns, que o Bonsucesso merece!
Foto enviada pelo fanático Anderson Santos.
Em 2011, o Bonsucesso Futebol Clube completa 98 anos de fundação. E para todos nós bonsucessences, um ano muito importante, devido a nossa volta à divisão de elite do futebol carioca para 2012. São 98 anos de tradição, glórias e pioneirismo no cenário esportivo brasileiro. Sua cores são empolgantes e apaixonantes. Seu escudo, um coração redesenhado onde seus batimentos significam as pisadas fortes e seguras de nossos atletas nos gramados do futebol. O nosso querido clube foi o primeiro suburbano de menor investimento, dos clubes em atividade, a ingressar na divisão de elite do futebol carioca em 1929, a 1ª divisão. Foi o primeiro clube suburbano de menor investimento a participar do Torneio Rio-São Paulo. Foi o que mais vezes participou da Taça Guanabara, ocasião em que esta era competição isolada do campeonato carioca e o 1º suburbano de menor investimento que atingiu a marca de 1000 partidas no campeonato carioca. Foi  o 1º suburbano a conquistar um título juvenil após a pacificação do futebol carioca, em 1939.
Tenho orgulho de carregar este escudo no peito.
Em 2012 estará cumprindo seu dever histórico, desde 1918, de nunca ter deixado de participar de um campeonato carioca e posteriormente estadual, seja nas divisões de amadores e profissionais. Já “escreveu” nas páginas das competições momentos difíceis, tristes, alegres e esperançosos. Líderes, “grandes” e invictos já caíram diante de nosso querido Bonsuça, mesmo em momentos que estava “mal das pernas” nos campeonatos. O nosso grande Campeão Carioca de 1919 pela Liga Suburbana de Futebol e o maior Campeão da segunda divisão [8 títulos (incluso o título de 1918 pela Liga Suburbana de Futebol)], também participou de momentos históricos na defesa de novos ideais esportivos a favor dos jogadores originários das camadas mais pobres da sociedade carioca. Na Liga Carioca de Futebol foi uma voz a favor do profissionalismo no futebol.
Conquista do Estadual de 2011.
Dos clubes em atividade com sede na cidade do Rio de Janeiro, o nosso campeão é a 5ª força na conquista de títulos (12) nos campeonatos e torneios, organizados pelas Ligas e Federação, amplamente divulgados e disputados com equipes principais, seja amadoras ou profissionais. Em 1967 conquistou um título no Maracanã (Torneio Paulo Rodrigues) e 1976 conquistou um título reunindo todos os tradicionais clubes cariocas de menor investimento (Torneio Valdir Benevento-invicto).
E Tudo Começou em 1913...
A 1ª Equipe, formada em outubro de 1913. Foto: Revista Rubro-Anil, Ano I, Nº 5/Dez/1938. Nota: Não há nomes dos jogadores na edição da foto. Provavelmente sejam os campeões do Torneio Suburbano de Bonsucesso de 1915. Elenco campeão: Miguel, Valério e Alamiro; Wilson, Mello e José; Waldemar, Cândido I, Pacheco, William e Antonico. E mais: Pedro, Moreira, Alberto, Humberto, Cândido II, Fritz e Oswaldo.


Grande Bonsucesso Futebol Clube, ou Grande “Bonsuça”. Seu destino no futebol é brilhar. Seu destino no esporte é o reconhecimento pelos grandes feitos e conquistas. Parabéns pelo grande dia de seu aniversário. Parabéns aos grandes jogadores que representaram com orgulho o escudo rubro-anil e que se destacaram no cenário futebolístico carioca e nacional. Mestres da arte de jogar que encantaram por onde desfilaram seus talentos. Mestres como Leônidas da Silva e Gradim, campeões pela Seleção Brasileira de Futebol em 1932 na Copa Rio Branco no Uruguai, que são exemplos de um Bonsucesso vitorioso. Parabéns aos torcedores do Bonsucesso pela feliz escolha do Pendão Rubro-Anil em tremular nas suas vidas.
Abração a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário