sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A Voz do Torcedor Rubro-Anil.

André Veras.

Olá amigos.
A Copa Rio terminou para o nosso querido Bonsuça. Agora chegou a hora da reformulação e planejamento para o Carioca da Série A de 2012. Precisamos reforçar o elenco e também preparar o estádio Leônidas da Silva para receber os jogos de médio porte contra nossos coirmãos.


Estádio Leônidas da Silva.
Mudanças Para Atender 2012.

Investimento nas Categorias de Base.

Hoje gostaria de falar um pouco da importância do clube investir nas categorias de base. O jogador da foto ao lado  é o Luciano Pará que foi componente da Comissão Técnica Campeã da Série B de 2011 pelo nosso Bonsucesso. Vocês podem observar a foto da equipe juvenil da década de 80, no qual o nosso grande Luciano jogava. Nessa época meu falecido avô José Paulo Veras me levava para ver os jogos aos domingos, sendo às 8 horas o infantil e às 10 horas o juvenil. Nessa época a minha preocupação era jogar bola enquanto os jogos ocorriam no gramado da Teixeira de Castro. Mas cresci vendo as categorias de base do nosso Bonsuça revelar jogadores para o futebol brasileiro. Os últimos foram Edson Souza, Maurício, Leandro Euzébio e André Gomes.
Este ano fizemos uma boa campanha com o juvenil, aonde chegamos à semifinal. Os juniores começaram bem, mas depois com as trocas dos treinadores, caiu de rendimento. Baiano foi o último a assumir o comando técnico. Conseguiu melhorar a equipe, mas infelizmente já era tarde. O Presidente Zeca Simões está dando continuidade à reformulação das categorias de base, mas o importante é aproveitar a garotada para a categoria profissional. Na Copa Rio, com certeza, a garotada que se destacou na equipe de juniores seria mais útil do que as contratações, que com todo respeito, não agregaram em nada no grupo.  Mas também devemos aproveitar os que se destacaram, e não aos que possuem  "padrinhos fortes". Precisamos ter profissionais nas categorias de base que entendam em preparar não só um bom jogador, como também um bom ser humano. Pois caso o menino não possua uma habilidade futebolística, pelo menos se torne um bom ser humano para a sociedade.

O que também não pode acontecer era o Bonsucesso deixar de ter categorias de base, o que há anos ocorria. Os outros clubes formaram grandes jogadores em sua base  e até hoje usufruem do retorno desse investimento.
Com isso, gostaria de destacar o quanto é importante termos um bom trabalho de base, onde o investimento é muito inferior do que sairmos fazendo contratações dos jogadores no qual os empresários oferecem através de DVDs dizendo que são consagrados. Já tivemos muitos casos de equipes que fracassaram com esses tipos de  jogadores. E também temos exemplos de equipes que apostaram na base e conseguiram resultados fantásticos, como no último Campeonato, com o Nova Iguaçu e Olaria. Não podemos esquecer que a queda do América foi culpa exclusivamente do mesmo, que resolveu apostar em filhos de grandes jogadores, e os resultados e o final todos nós presenciamos.
A Missa.
Palco do Salão Nobre Fuad Bunahum: Belo Altar para a Missa.
Após a Missa, Café da Manhã com os Amigos.

Gostaria também de parabenizar o Presidente Zeca Simões pelo evento realizado no último dia 12 de outubro, onde o nosso Bonsucesso Futebol Clube completou 98 anos. Foi uma linda missa, que depois findou com um café da manhã no reformado salão nobre Fuad Bunahum. Gostaria de agradecer a presença de todos e sempre lembrar que a Instituição Bonsucesso Futebol Clube está acima de tudo e de todos.
Avante Bonsucesso!
Um abraço a todos!

2 comentários:

  1. COLUNA NOTA 1000, A FOLHA CADA VEZ MAIS SE FIRMANDO.
    QUERIA EM PRIMEIRO LUGAR, FAZER UMA DEFESA. O CLUBE ESTE ANO ENTROU NO CARIOCA COM UMA RESPONSABILIDADE ENORME, NENHUM TIME DOS 22 INSCRITOS ENTROU NA COMPETIÇÃO COM A PRESSÃO QUE O NOSSO BONSUÇA ENFRENTOU.ISSO CAUSOU UM DESGASTE ENORME PARA TODOS, FOI PRECISO ABRIR MÃO DE UM TRABALHO DE BASE.
    O BONSUCESSO TEM UMA ESTRUTURA,PARA TRABALHAR A BASE, OS GOROTOS PODERIAM SER APROVEITADOS NA COPA RIO, AS CONTRATAÇÕES PARA A COMPETIÇÃO NADA ACRESCENTARAM.
    E PARABÉNS AO PAI, DO NOSSO AMIGO LUCIANO "PARÁ", QUE OBRIGOU O GAROTO ESTUDAR, SE NÃO ESTUDASSE, NÃO PODERIA JOGAR BOLA. TAI O RESULTADO, SE FORMOU GRANDE FISIOLOGISTA E AJUDOU O BONSUCESSO NESSE ANO NA CONQUISTA DO HEPTA CAMPEONATO

    ResponderExcluir
  2. Já tem um certo tempo, mas lembro-me de uma participação no programa de rádio que Cezar Rizo apresentava na Tamoio. Num bate-papo no ar, ele brincando que conhecia somente um torcedor do Bonsucesso, o locutor Julio Cesar Santana e que passava a conhecer o segundo torcedor do Bonsucesso ao conversar comigo. Nesse bom bate-papo lembrou do trabalho com a base que o Bonsucesso tinha e que usava essa base para fazer bons campeonatos. Agora sobre o juvenil deste ano, foi um bom campeonato. Quase que os jogadores chegaram a final. Infelizmente, nós torcedores, ficamos sem nenhuma cobertura da atuação dos meninos. Talvez faltou aquela "corrente pra frente" na reta final da competição.

    ResponderExcluir