sábado, 10 de setembro de 2011

Palavras do Fundador

                                          Ousadia em Confrontar?
George Joaquim
Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube

Estudos e pesquisas podem levar anos para um resultado final e satisfatório. Apesar de tanto empenho o resultado de uma pesquisa pode ser questionado e com certeza é. Uma teoria científica depois de passar por uma infinidade de testes, comparada a conceitos, se transforma em Teoria e posta para análise por uma sociedade científica, que nada mais é do que uma parcela da sociedade que também estará utilizando em seu dia a dia os conhecimentos adquiridos com a nova pesquisa. A sociedade científica questiona as novas pesquisas. E porque não, hoje, também questionar pesquisas do mundo esportivo.

A minha matéria do Blog Fanáticos Pelo Cesso é baseada em confronto de dados. O que durante certo tempo é colocado como verdade sobre a situação do Bonsucesso em 1920, aparece um ousado como eu, com uma nova fonte de informação sobre 1920.

Infelizmente nosso clube não conta, há muito tempo, com um acervo histórico de resultados e situações de campeonatos. Tudo se perdeu com o tempo e através de súmulas e manuscritos, recortes de jornais poderia ser retirada muitas dúvidas. Enfim, "não tem tu vai tu mesmo". Aproveitando o ditado popular vamos organizando a história do Bonsuça com o que temos em mão e tentando responder as dúvidas que surgem no nosso dia a dia. Leiam a matéria da coluna  "Resgatando a História" e tirem suas conclusões. E convido sempre a visitarem o Blog Acervo Rubro-Anil.

Equipe de 1920: vice-campeã da 2ª ou 3ª Divisão?

A foto pode ser da equipe que foi a final com o Metropolitano: Vianna, Alamiro e Eduardo “Picareta”; Congo, Cabral e Altamiro “D. Júlia”; Floriano, Cabalero, Alberico, Martins e Nélson. Final essa divulgada pelos sites de resultados como sendo da terceira divisão.


Quando iniciei pesquisas em sites de resultados para conhecer a história do meu Bonsuça querido, conheci e divulguei a situação de nosso clube em 1920: vice-campeão da terceira divisão. No site de resultados www.rsssfbrasil.com.br tem até a escalação de nossos briosos jogadores, derrotados na final pelo Metropolitano por 4 a 3 e que publiquei na coluna de 23/04/11. Este resultado e título da 3ª divisão conferido ao Metropolitano estão expostos em outros sites e até mesmo no quadro de campeões da Federação.
Mas ao adquirir este ano um lote de revistas “Rubro-Anil”, que reúne edições de 1938 a 1940 e 1948, conheci uma informação diferente e de confronto das pesquisas publicadas. Na Revista Rubro-Anil Nº 4, Ano I, de outubro de 1938, publica-se nas páginas 10, 11 e 12, glórias de nosso clube na saudação de 25 anos de fundação. Rigorosamente está assim publicado: “... em 1920, continuando a sua brilhante carreira de glorias, sob a orientação segura de Ernesto Carneiro, que credenciou como representante do Club, o saudoso jornalista Cesarino Cesar, que ao lado de Caballero, Araujo, Arceu, Vieira, Concieiro, José Jacintho, drs. Jair, Guerra e Teixeira de Castro, coadjuvados por muitos outros abnegados, uma poderosa força na 2ª Divisão, onde conquistou expressivas victorias, alcançando o primeiro posto, conjunctamente com o Metropolitano, para o qual veio perder na decisão, por 4 x 3. Neste anno sagrou-se campeão nos terceiros teams.”
Observem que o mesmo jogo e o mesmo placar é tratado sob duas visões. Pelos pesquisadores como jogo final da terceira divisão. Pela Revista Rubro-Anil como jogo final da segunda divisão. 
Falando por telefone com Raymundo Quadros (freqüentador da Biblioteca Nacional), um dos pesquisadores sobre 1920, elegantemente se posicionou como provável erro do autor da revista, mas também citou algumas passagens de erros cometidos por jornalistas em seus veículos de comunicação.
Voltando ao texto da revista de 1938, não há citação de promoção à outra divisão e segue a idéia de permanência na segunda divisão: “Em 1921, depois de uma celebre contenda de direito, com o São Paulo e Rio, contenda essa que agitou todos os poderes do sport carioca, tornou-se o valoroso grupo de pelejadores, o campeão.” O título de 21 foi matéria na coluna de 29/04/11.
Pesquisei mais sobre os anos finais da década de 10 e anos iniciais da década de 20 nos sites. O futebol carioca estava sob administração da LMDT (Liga Metropolitana de Desportos Terrestres) e nos anos 20 essa organização distribuía os clubes em séries nas próprias divisões. Será que em 1920 a série B da segunda divisão foi interpretada como terceira divisão?
Há uma observação sobre a segunda divisão de 1921. A série B era composta por todos os clubes que estavam na terceira em 1920, exceto o Metropolitano. Será que todos os clubes do ano anterior foram promovidos? Se o Metropolitano estava na série A da segunda divisão de 1921, poderia ter sido campeão da série B da segunda divisão em 1920. Caso contrário, como promovido da terceira, deveria figurar na série B.(consultarwww.rsssfbrasil.com.br )
O material que tenho é uma fonte de pesquisa que deveria ser levada em consideração. A revista divulgou esta notícia depois de 18 anos do fato. Repetiu essa informação em outubro de 1939. Se houvesse erro, a imprensa desportista da época pronunciaria contrária a informação logo no primeiro ano de publicação. Os jornais, fontes de pesquisa, estavam em plena atividade. E com todo o respeito e admiração aos pesquisadores do futebol carioca, meu coração rubro-anil seguirá as informações de nossa revista.
Futuramente as páginas citadas nesta matéria estarão à disposição para leitura no Acervo Rubro-Anil.
Copa Rio: com a folga do Bonsuça nesta rodada, o melhor é secar os jogos e torcer para ninguém disparar.
Abração a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário